Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Nazismo

Segunda Guerra: O período em que a França também foi nazista

O professor e historiador Vitor Soares revela detalhes da fase nazista vivida pela França

Redação Publicado em 09/05/2023, às 19h54 - Atualizado às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adolf Hitler, líder nazista - Domínio Público
Adolf Hitler, líder nazista - Domínio Público

O Nazismo ficou conhecido devido a sua grandiosidade e pelas terríveis mortes causadas por aqueles que aderiram a essa política. Mas o que poucas pessoas sabem é que outros países, hoje conhecidas como lideranças mundiais, também tiveram ligação com os nazistas alemães.

Em 1940, a Alemanha invade o território francês, e, claramente, uma longa batalha era o que todos esperavam, mas não bem isso que aconteceu. O professor e historiador Vitor Soares explica que, em poucos dias, a França estava rendida.

Contudo, parte dessa rápida rendição pode ser explicada pelo fato de que muitos franceses apoiavam o terceiro Reich. Por conta disso, um governo aliado aos alemães foi criado, recebendo o nome de França de Vichy.

Relação com a Alemanha

De acordo com Vitor Soares, quem governada o França de Vichy era um general importante: Philippe Pétain. E além de ser subordinado ao Fuher, o general ainda enviava judeus que estavam estabelecidos em território francês para campos de concentração.

Uma boa parte do país foi colaboracionista com o regime nazista até o ano de 1944, o que atribuiu a eles uma parcela da culpa do regime totalitário e cruel. Foi neste ano que todo o território francês deixou de estar nas mãos dos alemães.


Desventuras

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 40 mil seguidores.

Confira o vídeo completo do professor explicando o caso: 

@profvitorsoares A França Naz**** 🇫🇷😵‍💫 #França#Vichy#IIWW#História#Historia♬ Storytelling - Adriel