Galeria » Cultura

Os bastidores da foto mais conhecida dos Beatles

Pose relaxada esconde situação crítica da banda britânica

Redação AH Publicado em 07/12/2018, às 10h00

Os Beatles na Abbey Road e a preparação para a foto famosa
Os Beatles na Abbey Road e a preparação para a foto famosa - Reprodução

Esta é a foto antes DA foto. Ela registra o momento em que os Fab Four se preparam para pôr os pés na faixa de pedestre e serem eternizados na capa do último álbum que eles gravaram, Abbey Road, cuja estampa é um dos maiores ícones do século 20. A rua é do estúdio da EMI, onde o disco foi gravado. A calçada fica na frente dele.

O fotógrafo Ian Mcmillan, autor da imagem do álbum, conseguiu que um policial segurasse o tráfego por dez minutos para registrá-la. Mas a foto acima não foi feita por Ian, mas por Linda McCartney, a esposa de Paul, também fotógrafa, que registrou muitos momentos marcantes da vida da banda.

Apesar da aparente tranquilidade, com Paul ajeitando amistosamente o colarinho de Ringo, que conversa com uma velhinha anônima, que passava por lá, os Beatles já estavam praticamente acabados. Note Lennon dando as costas para os outros, impaciente.

Abbey Road foi produzido como a última tentativa de recuperar a banda das crescentes desavenças pessoais, causadas principalmente pela profunda antipatia que o grupo nutria pela esposa de Lennon, Yoko Ono, e sua insistência em estar presente nas gravações. O produtor George Martin, conhecido como o "quinto beatle", conseguiu discipliná-los por tempo suficiente para uma última gravação. Lennon deixaria a banda antes do lançamento. 

O álbum derradeiro oficial, Let it be, já havia sido quase inteiro gravado então.