Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

‘1968 — Um Ano Na Vida’: Documentário de Escorel sobre a ditadura estreia no Curta!

Renomado cineasta brasileiro, Eduardo Escorel usa diário de sua irmã mais velha para repassar por acontecimentos pessoais e históricos de 1968

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/05/2024, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do diário de Silvia no longa ‘1968 – Um Ano Na Vida’ - Divulgação/Curta!
Imagem do diário de Silvia no longa ‘1968 – Um Ano Na Vida’ - Divulgação/Curta!

Dirigido por Eduardo Escorel, o documentário '1968 — Um Ano Na Vida' abriu o 'Fertival É Tudo Verdade' de 2023 e foi exibido em diversas outras mostras de cinema. Nesta sexta-feira, 24, a produção chega com exclusividade ao canal Curta!.

Montador de clássicos como 'Terra em Transe' (1966), de Glauber Rocha, 'Macunaíma' (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e 'Cabra Marcado para Morrer' (1984), de Eduardo Coutinho, Escorel se baseou no diário de sua irmã mais velha, Silvia Escorel, em sua nova produção. 

Narrado pela própria Silvia, o filme mostra não só sua intimidade de pequenas coisas contidas nas páginas daquele caderninho, mas também é um retrato de um ano marcado por fatos históricos — narrados do ponto de vista da escritora —, como o assassinato de Martin Luther King Jr., a assinatura do AI-5 e a Passeata dos Cem Mil

Entre desabafos sobre o fim de seu casamento e demais passagens de sua vida pessoal, os relatos de Silvia também passeiam por suas relações, seus traumas, seus anseios e suas alegrias que correm em paralelo ao momento histórico, mas por vezes se confundem com ele. 

1968 — Um Ano Na Vida

Produzido pela Afinal Filmes, '1968 — Um Ano Na Vida' estreia na 'Sextas de História e Sociedade' do Curta!, neste próximo dia 24. Após a exibição, o filme estará disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon.

Fatos da vida em 1968, alguns lembrados, outros esquecidos. Através dos escritos do diário de Silvia Escorel, vemos como mês a mês, de janeiro a dezembro, eventos que marcaram época intercalados com experiências pessoais de quem viveu as demandas daquele momento com a intensidade própria dos seus vinte e poucos anos", diz a sinopse.

1968 — Um Ano Na Vida
Direção: Eduardo Escorel
Duração: 91min
Classificação: 14 anos
Horários alternativos: 25 de maio, sábado, às 02h e 15h20; 26 de maio, domingo, às 22h20; 27 de maio, segunda, 16h.