Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 1984

1984: Releitura feminista da obra de George Orwell chega ao Brasil

Acompanhando a trajetória de Julia Worthing, parceira de Winston Smith, obra de Sandra Newman foi autorizada pelo espólio de Orwell e possui final perturbador

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/03/2024, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro Julia - Divulgação/Editora Jangada
Capa do livro Julia - Divulgação/Editora Jangada

Clássico de George Orwell, 1984 narra uma sociedade distópica comandada por um governo autoritário que monitora tudo o que as pessoas fazem e falam. O conto serviu de inspiração para a criação do famoso reality show Big Brother.

No próximo mês de abril, quase 75 anos depois do lançamento original da obra, chega ao Brasil uma releitura feminista do clássico. 'Julia', de Sandra Newman, será lançada pela editora Jangada. 

+ 1984: Clássico de Orwell terá indicados ao Oscar em nova adaptação;

Uma nova versão

Conforme repercute a CNN Brasil, a obra, que foi autorizada pelo espólio de Orwell, acompanha — como o próprio nome sugere — a história de Julia; companheira do protagonista Winston Smith, que está sob vigilância do Grande Irmão

Assim como o conto original, a narrativa também se passará em Pista de Pouso Um, terceira província mais populosa da Oceania. A diferença, porém, é que o personagem de Julia Worthing será protagonista do livro, mostrando mais detalhes de seu trabalho como mecânica no Departamento de Ficção do Ministério da Verdade.

Tida como cidadã-modelo pelo Grande Irmão, a jornada de Julia começa a ficar mais desafiadora quando ela se envolve com Winston. Com um final muito mais perturbador que a obra de Orwell, o olhar revolucionário apresentado em 'Julia' é digno de uma continuação que o clássico merece.

"Uma releitura imaginativa e brilhantemente relevante do clássico 1984 de George Orwell, sob o ponto de vista de Julia, a amante de Winston Smith. Londres, cidade principal da Pista de Pouso Um, a terceira província mais populosa da Oceania. É 1984, e Julia Worthing trabalha como mecânica no Departamento de Ficção do Ministério da Verdade. Sob a ideologia do Partido INGSOC e de seu onipresente líder, o Grande Irmão, Julia é cidadã-modelo, assumidamente cética e senda a mínima para política. Ela sabe como sobreviver em um mundo de constante vigilância. Ela quebra rotineiramente as regras, mas também colabora com o regime quando necessário. Sua especialidade é permanecer viva! Mas, quando Winston Smith, um colega do Departamento de Registros do Partido Externo envia um bilhete para ela, desperta a sua curiosidade e ela se dá conta de que está perdendo o controle e não consegue mais transitar com segurança pelo seu mundo. Julia nos leva a uma viagem surpreendente pela agora icônica distopia de Orwell, com reviravoltas que revelam lados inesperados, não apenas de Julia, mas de outras figuras familiares do universo de 1984", diz a sinopse da obra.