Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

200 ossos de mamutes são descobertos durante obras em aeroporto no México

De acordo com especialistas, os achados podem ajudar a entender o motivo da extinção desses animais

Penélope Coelho Publicado em 04/09/2020, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma representação de mamute - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma representação de mamute - Pixabay

De acordo com informações da agência de notícias Associated Press publicadas ontem, 3, esqueletos de pelo menos 200 mamutes foram encontrados em um canteiro de obras de um aeroporto ao norte da Cidade do México e os arqueólogos acreditam que o número ainda possa aumentar.

Ainda de acordo com a AP, a quantidade de ossos encontrados no local é tão rico que um arqueólogo está sempre presente mesmo em meio às construções. O local onde o novo aeroporto de Santa Lucia está sendo construído é agora conhecido como a região onde mais ossos de mamutes já foram registrados no mundo. Os especialistas acreditam que a enorme descoberta possa ajudar a entender os motivos da extinção desses bichos:

“O que causou a extinção desses animais, em todo lugar se debate, se foi a mudança climática ou a presença de humanos [...] Acho que no final a decisão será que houve um efeito de sinergia entre as mudanças climáticas e a presença humana", afirmou paleontólogo Joaquin Arroyo Cabrales. O pesquisador ainda complementou dizendo a região do futuro aeroporto “será um local muito importante para testar essas hipóteses.”.

Após a descoberta, os estudiosos se empenham agora para entender como aquela grande quantidade de animais foram parar ali. Os especialistas trabalham com a possibilidade de que os mamutes tenham morrido de forma natural após ficarem presos na lama do antigo leito do lago daquela região, e que, além disso, seus restos de ossos tenham sido usados como ferramentas por humanos.

Para entenderem o que aconteceu com esses mamutes, os especialistas estão realizando testes nas ossadas encontradas. O aeroporto deve ser inaugurado em 2022, quando a escavação está prevista para ser encerrada.

Confira o vídeo das escavações no local.