Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

230 baleias são encontradas encalhadas na costa oeste da Tasmânia

Autoridades temem que metade dos cetáceos tenham morrido

Redação Publicado em 21/09/2022, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baleias ficaram encalhadas na praia - Reprodução / vídeo / Youtube
Baleias ficaram encalhadas na praia - Reprodução / vídeo / Youtube

Mais de duzentas baleias-piloto foram encontradas encalhadas na costa oeste da Tasmânia, nesta quarta-feira, 21. Conforme informaram as autoridades australianas, somente metade dos animais aparenta estar viva.

"Um grupo de aproximadamente 230 baleias encalhou perto do Porto de Macquarie", comunicou o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente do estado da Tasmânia. "Parece que metade dos animais estão vivos", acrescentou.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, moradores jogaram cobertores nas baleias sobreviventes e usaram baldes de água a fim de tentar mantê-las com vida.

Segundo as autoridades, especialistas em conservação marinha e funcionários com equipamentos de resgate estariam se dirigindo ao local para tentar devolver ao mar os animais que estiverem fortes o suficiente para sobreviver.

Causas do fenômeno

De acordo com a fonte, as causas dos encalhes em massa não são completamente compreendidas, mas especialistas acreditam que o fenômeno pode ocorrer quando grupos desviam de sua rota após se alimentarem muito perto da costa.

Bastante sociáveis, as baleias-piloto costumam seguir membros do grupo quando se encontram em situação de perigo.

"A causa mais comum para estes eventos é uma desventura, podem ter ido buscar comida perto da costa, podem ter encontrado alimento e possivelmente ficaram presas na maré baixa", explicou o biólogo da vida selvagem Kris Carlyon, da agência ambiental do governo, ao jornal Mercury.