Notícias » Entretenimento

35 anos depois, jogo do Super Mario é vendido por valor recorde em leilão

Game produzido em 1985 foi um dos primeiros onde o famoso encanador bigodudo apareceu

Fabio Previdelli Publicado em 05/04/2021, às 10h27 - Atualizado às 17h38

Jogo do Super Mario que foi leiloado
Jogo do Super Mario que foi leiloado - Divulgação/ Heritage Auctions

Mario é um dos personagens mais famosos do mundo dos games e, consequentemente, todo e qualquer produto relacionado a sua imagem pode virar ouro. Foi justamente isso que aconteceu com um colecionador, se é que podemos chamar assim, um tanto quanto esquecido. 

Isso porque, segundo relatou o Music Non Stop, do UOL, um jogo do Super Mario, lançado pela Nintendo em 1985, foi vendido em um leilão na última semana por 660 mil dólares, algo por volta dos 4 milhões de reais. 

O arremate fez do jogo, o primeiro onde o personagem bigodudo aparece, o item mais valioso já vendido relacionado ao mundo dos videogames. O leilão, realizado em Nova York, foi organizado pela Heritage Auctions e, segundo especialistas da empresa, esse preço surreal tem algumas explicações. 

A principal delas é que o game estava lacrado em sua caixa original de fábrica, o que o torna praticamente único, já que a embalagem usada teve uma edição limitada, sendo produzida apenas durante poucos meses — isso porque, em 1986, a empresa mudou seu sistema de embalar cartuchos.

Para se ter uma ideia, seu estado de conservação era tão perfeito que a caixa ganhou a nota 9.6 em uma avaliação feita pela associação de profissionais da WataGames.  

“A partir do momento que o número de cópias produzidas para esta especificação de produtos foi tão pequena, encontrar uma cópia em condições como aquela é como procurar uma gota de água específica em um oceano. Nunca digo nunca, mas há uma grande chance de que isso nunca aconteça”, disse a diretora da Heritage Auctions que organizou o leilão. 

Dadas as explicações, a única pergunta que fica é: como o vendedor manteve o jogo em tal estado de conservação por todos esses anos? A resposta é muito simples, ele esqueceu do jogo. 

Segundo relata o UOL, o game foi comprado no natal de 1986, mas acabou ficando no fundo da gaveta de um escritório até o ano passado. Naquele final de ano, alguma criança deve ter ficado triste sem seu presente, mas, com certeza, agora ela deve estar feliz por não ter sido visitada pelo Papai Noel naquele ano.