Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Abandono de peixes-dourados gigantes causam 'dor de cabeça' em lago dos EUA

Cerca de 50 mil deles já foram retirados. Entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 13/07/2021, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os peixes-dourados retirados do lago - Divulgação/Twitter/@BurnsvilleMN
Os peixes-dourados retirados do lago - Divulgação/Twitter/@BurnsvilleMN

Conforme noticiado pelo UOL na tarde de ontem, 12, o lago Keller, um porto turístico situado na cidade americana de Burnsville, vive uma situação um tanto quanto inusitada, afinal, por lá, peixes-dourados de estimação vêm tomando conta do local. 

De acordo com as autoridades, os donos desses animais estão os abandonando no lago e, assim, eles se tornaram peixes enormes, o que pode ser bem prejudicial para o ecossistema.  

"Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagoas e lagos! Eles crescem mais do que você pensa e contribuem para a má qualidade da água, retirando os sedimentos do fundo e arrancando as plantas", tuitou a conta oficial do município. 

Por conta disso, o governo local de Burnsville promete investigar detalhadamente a população de peixes-dourados no lago. "Você vê peixes dourados no petshop e eles são apenas peixinhos", diz o especialista em recursos naturais de Burnsville, Caleb Ashling, ao The Washington Post.  

"Quando você tira do lago um peixinho dourado do tamanho de uma bola de futebol, fica pensando como ele pode ser o mesmo tipo de animal”, completa.

Acontece que a espécie é totalmente invasora quando solta em água doce. Além da fácil reprodução — o que explica o condado já ter retirado cerca de 50 mil peixes-dourados do lago —, eles também podem destruir o habitat aquático com facilidade, o que dificulta a sobrevivência de outros seres que por lá vivem.