Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Agentes de tropa responsável pela execução de Bin Laden desaparecem em operação

Agentes de tropa responsável pela morte do terrorista Osama Bin Laden sumiram durante operação em região próxima da Somália

Redação Publicado em 16/01/2024, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Costa da Somália no Golfo de Áden - Divulgação/NASA
Costa da Somália no Golfo de Áden - Divulgação/NASA

Dois militares que fazem parte do grupo de elite da Marinha dos EUA (SEALs), tropa responsável pela morte de Osama Bin Laden em 2011, sumiram numa região próxima da Somália. Na ocasião, os miliares participavam de uma operação cujo objetivo é apreender armas do Irã destinadas ao Houthis, grupo do Iêmen. 

De acordo com John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, se trata de um trabalho dos militares para impedir o tráfico de armas do Irã para o Iêmen. Embora o dia do acidente tenha coincidido com ataques aéreos dos EUA mirando instalações dos Houthis, o governo não vê uma relação entre os episódios.

O sumiço

Na ocasião, os dois agentes estavam prestes a entrar num navio no Golfo de Adén, no dia 11. Diante da agitação do mar, a estrutura balançou, resultando na queda de um deles no mar ao escorregar de uma escada. 

Ao perceber a situação, o outro agente pulou na água visando ajudar o colega. Conforme o Washington Post, entretanto, não foi confirmado se outros militares foram capazes de embarcar no navio. Além disso, não foi confirmado se alguma arma iraniana foi descoberta.

Como resultado, equipes de buscas e resgate iniciaram operações para resgatar os dois marinheiros. O governo americano alega que, nas águas do golfo, as ondas são mais intensas e também exaustivas, o que preocupa as autoridades. 

As identidades dos agentes não foram divulgadas. Já a Marinha acredita na possibilidade de encontrar ambos com vida.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!