Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crime

Antiga mansão do gângster Al Capone é demolida em Miami

Al Capone foi um dos mais famosos gângsteres dos Estados Unidos, inspirando até mesmo personagens de filmes

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 16/08/2023, às 09h39 - Atualizado às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de parte da mansão de Al Capone e antiga imagem do gângster quando vivo - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons
Fotografia de parte da mansão de Al Capone e antiga imagem do gângster quando vivo - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons

Na história dos Estados Unidos, como pode ser visto em clássicos filmes como 'O Poderoso Chefão' (1972, de Fracis Ford Coppola) e 'Scarface' (1983, de Brian De Palma), já existiram uma série de pessoas bastante relevantes e poderosas que, unidas, formaram diversas máfias. E entre os verdadeiros mafiosos que inspiraram a criação de Vito Corleone e Tony Montana, um em especial se destaca: Alphonse Gabriel "Al" Capone, mais conhecido somente como Al Capone.

Este, por sua vez, teve uma vida que, mesmo entrelaçada com o crime organizado, foi bastante luxuosa. Com o tempo, Al Capone foi responsável por construir um pequeno império de drogas, além de apostas, agiotagem e prostituição. E entre suas conquistas que mais chamam atenção, está uma mansão em Palm Island, Miami, nos Estados Unidos.

Construída em estilo colonial e contando com dois andares, oito quartos, oito banheiros, uma sauna, um spa e uma grande piscina, além de ser circundada por palmeiras, a propriedade sempre foi um símbolo de como se deu a história real, criminosa, na região. Porém, mesmo com esforços de grupos defensores de que ela se tornasse um patrimônio cultural, que tentavam preservá-la, ela encontrou um fim trágico recentemente: foi demolida.

Fotografia de parte da antiga propriedade de Al Capone
Fotografia de parte da antiga propriedade de Al Capone / Crédito: Getty Images

Segundo a imprensa norte-americana, o Conselho de Preservação Histórica de Miami Beach chegou a considerar que a residência fosse designada como uma "casa histórica", mas a chegada de uma nova lei em vigor impediu que a ideia fosse adiante e, por fim, levou a propriedade à derradeira demolição.

Imóvel luxuoso

O imóvel — que consiste em uma pequena vila, na verdade — pertenceu originalmente a Clarence Busch, um conhecido membro da dinastia Anhueser-Busch que já controlou a maior cervejaria do mundo, em sua época. Ela só passaria a ser de posse de Al Capone em 1928, seis anos depois de sua construção, por um valor de US$ 40 mil.

A propriedade não é conhecida só por ser uma mansão luxuosa que abrigou Al Capone por grandes momentos de sua vida, além de ter sido seu abrigo quando era foragido, como também foi o local onde faleceu, em 25 de janeiro de 1947, quando tinha somente 48 anos, em decorrência de um ataque cardíaco e um AVC.

O gângster Al Capone
O gângster Al Capone / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Em outubro de 2021, a mansão foi vendida por um preço bem mais alto que o pago por Al Capone, de US$ 15,5 milhões, ao incorporador de imóveis Todd Glaser e seu investidor, Nelson Gonzalez. Desde o início, a dupla planejava demolir o local e apagar o legado do mafioso, de acordo com o portal Nossa, do UOL, o que gerou grande debate e discussões ao longo dos anos.