Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antiga megaestrutura romana é descoberta em cemitério na França

Achado foi feito na comuna de Reims, na França; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 24/04/2023, às 10h51 - Atualizado às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea da escavação realizada em cemitério em Reims, na França - Divulgação/David Duda (Inrap)
Fotografia aérea da escavação realizada em cemitério em Reims, na França - Divulgação/David Duda (Inrap)

Durante escavações realizadas no Cemitério de Reims, na comuna de Reims, na França, arqueólogos foram surpreendidos quando se depararam com vestígios de uma antiga megaestrutura romana datada do século 2 ou 3 a.C.

Conforme descrito pela Revista Galileu, as paredes da antiga construção eram compostas por terra comprimida e gesso colorido, contendo ainda alguns adornos representando cachos de uvas.

Além disso, conta com mais de 20 cômodos, interconectados por corredores e muitos deles equipados até mesmo com lareiras. Por fim, a estrutura possui ainda duas galerias de quase 19 metros cada, dispostas em formato de U.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores, porém, foi a presença de todo um grande sistema subterrâneo de aquecimento, além de um sistema hidráulico e alguns pigmentos considerados raros para a época e região. Os arqueólogos acreditam que o local poderia ter se tratado, no passado, da casa de uma família muito rica, ou talvez um spa público.

Por fim, os pesquisadores também encontraram, em meio às galerias, dois prédios retangulares de alvenaria, estes que acreditam que, no passado, fazia parte do pátio, onde identificaram uma fonte com dois canos de água pressurizada. Os responsáveis pela descoberta fazem parte do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap).

Local importante

O local onde foi feito o novo achado da Roma Antiga pode ainda ser palco de futuras grandes descobertas, sendo uma região de grande importância, no passado, para o Império Romano.

A apenas 100 metros de distância do cemitério, se encontra o conhecido Porte de Mars, um antigo arco triunfal romano do século III a.C.

O Porte de Mars
O Porte de Mars / Crédito: Foto por Fab5669 pelo Wikimedia Commons

Além disso, o próprio Cemitério de Reims possui grande importância histórica para a França, servindo de leito para personalidades bastante relevantes, como o artista Jean-Baptiste Greuze e o matemático Jean-Baptiste de La Chapelle, ambos enterrados no local durante a Revolução Francesa.