Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Lula e FHC se reúnem e tucano declara apoio ao candidato

O encontro entre os dois ex-presidentes do Brasil ocorreu na capital paulista, na casa de FHC

Éric Moreira Publicado em 08/10/2022, às 10h30 - Atualizado às 20h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias oficiais como presidentes de Lula e Fernando Henrique Cardoso - Fotos por Agência Brasil pelo Wikimedia Commons
Fotografias oficiais como presidentes de Lula e Fernando Henrique Cardoso - Fotos por Agência Brasil pelo Wikimedia Commons

Na última sexta-feira, 7, o ex-presidente e atual candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o também ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso — também conhecido como FHC, antigo filiado ao PSDB, que teve mandato de 1995 a 2003 —, na casa do tucano na capital paulista.

Dois dias antes do encontro dos antigos rivais políticos, o ex-presidente FHC havia declarado apoio à Lula para o segundo turno das eleições deste ano, que ocorrerá no dia 30 de outubro. O encontro privado foi marcado por uma fotografia publicada no Instagram oficial do atual candidato, onde os dois antigos líderes políticos estão sorrindo, sob a legenda "um reencontro democrático com @presidentefhc".

Atualmente, Lula se encontra em uma disputa — que será decidida em segundo turno eleitoral — contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, ele também conta com a ajuda de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e grande nome da história do PSDB, como seu vice, no cenário atual. Além de Alckmin e FHC, outros antigos adversários do PSDB também declararam apoio à Lula, como o ex-governador José Serra e o ex-senador Aloysio Nunes.

Apoio do antigo rival

Na última quarta-feira, 5, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou em seu Twitter que seu apoio, no segundo turno das atuais eleições, vai para o também ex-presidente, Lula. "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreve FHC.

Em resposta, o atual candidato à presidência agradeceu ao apoio: "Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz". Lula e FHC disputaram as eleições presidenciais de 1994 e 1998 — ambas com a vitória do tucano —, sendo assim grandes rivais políticos, no passado, como informado pelo g1.