Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Velejado

Após 2 meses à deriva, velejador australiano é encontrado em meio ao Pacífico

Homem de 51 anos estava bem de saúde — e acompanhado de sua cadela, Bella

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 17/07/2023, às 11h28 - Atualizado em 18/07/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O australiano Tim Shaddock e sua cadela, Bella, foram encontrados em alto mar - Divulgação / vídeo / 9NEWS
O australiano Tim Shaddock e sua cadela, Bella, foram encontrados em alto mar - Divulgação / vídeo / 9NEWS

Um australiano de 51 anos de idade conseguiu sobreviver no Oceano Pacífico por dois meses alimentando-se de peixe cru e água da chuva. Conforme avaliou o médico responsável pelo atendimento do velejador Tim Shaddock, o homem está "bem e estável".

Segundo o portal BBC, o indivíduo partiu de La Paz, no México, junto de sua cachorra Bella — que também foi resgatada — em direção à Polinésia Francesa em abril.

No entanto, a embarcação em que ambos estavam acabou sendo danificada por uma tempestade algumas semanas depois, deixando o marinheiro sem direção em meio ao Oceano Pacífico Norte.

Resgate

Após ter sido avistada por um helicóptero em alto mar, a dupla foi resgatada por um barco de pesca. O médico a bordo da embarcação de resgate informou ao canal 9News, da Austrália, que o homem apresentava "sinais vitais normais", embora estivesse muito mais magro do que era dois meses antes.

"Passei por uma provação muito difícil no mar", disse Shaddock em um vídeo obtido pelo canal 9News. "Só estou precisando de descanso e boa comida, porque estou sozinho há muito tempo. Fora isso, estou muito bem de saúde", declarou.

Equipamento de pesca

O velejador relatou que o equipamento de pesca o ajudou a sobreviver — e também que conseguiu evitar queimaduras solares ao se abrigar sob a cobertura da embarcação. Logo após o resgate, ele foi visto sorrindo enquanto sua pressão arterial era medida.

A fonte destaca que Shaddock já está conseguindo ingerir pequenas refeições e que o barco de pesca responsável pelo resgate está retornando ao México. Lá, o náufrago passará por exames médicos e receberá mais tratamentos, caso necessário.