Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após 42 anos, Volkwagen anuncia que não fabricará mais Gol em 2023

Em linha desde 1980, o lendário carro nacional foi o mais vendido do país por 27 anos, mas será substituído por outro modelo

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 12/11/2022, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Linha de produção com Gol - Divulgação / Volkswagen
Linha de produção com Gol - Divulgação / Volkswagen

A Volkswagen anunciou, na última sexta-feira, 11, que a produção do Gol, modelo de maior sucesso da marca alemã no país, terá sua fabricação interrompida em janeiro de 2023, após 42 anos de produção do carro nacional. O Gol será substituído pelo Polo Track na fábrica onde o veículo é confeccionado.

Com mais de 8 milhões de unidades produzidas, ele teve seu lançamento em 1980 e foi o mais vendido do país em 27 anos, sendo também o mais exportado da história do mercado nacional, estando presente em concessionárias de toda a América Latina, partindo da fábrica da montadora em Taubaté, em São Paulo.

O carro também representou marcos importantes no avanço tecnológico do mercado automobilístico brasileiro; em 1989, foi o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica, um ano antes de atingir 1 milhão de unidades produzidas. Em 2003, foi o primeiro nacional com motor flex, permitindo uso misto de combustíveis, como informou o portal de notícias G1.

Despedida em grande estilo

Para celebrar o fim da linha de produção do Gol, a Volkswagen dedicará as últimas semanas restantes de 2022 para produzir o Gol Last Edition, disponível apenas em vermelho e previsto para ter mil unidades fabricadas, com 650 sendo vendidas no Brasil e as 350 restantes em outros países da América Latina. Contudo, ainda não há previsão de venda.