Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roseana Murray

Após ataque de pitbulls, Roseana Murray considera sobrevivência um ‘milagre’

A escritora e poetisa foi atacada por três pitbulls no início do mês e chegou a perder um braço como consequência; médicos asseguram alta em breve

Isabelly de Lima Publicado em 15/04/2024, às 08h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseana Murray, que foi atacada por pitbulls - Reprodução / Instagram / @roseanamurray
Roseana Murray, que foi atacada por pitbulls - Reprodução / Instagram / @roseanamurray

Roseana Murray, a renomada escritora e poetisa de 73 anos, descreveu o terrível ataque que enfrentou como "um verdadeiro milagre, uma convergência de fatores impressionante". No último dia 5, enquanto caminhava em Saquarema, foi atacada por três cães da raça pitbull. A entrevista exclusiva concedida ao Fantástico, da TV Globo, revelou detalhes chocantes do incidente.

O momento da tragédia foi descrito por Roseana como aterrorizante: "Saí de casa, os três cachorros estavam na rua e pensei: eles vão me deixar passar. Mas quando passei, eles me atacaram ao mesmo tempo. Foi muito rápido, eles praticamente teriam me destruído". A escritora gritou por socorro, mas estava sozinha na rua deserta até que Eduardo Neves, um ultramaratonista que treinava nas proximidades, apareceu.

Neves descreveu a cena como angustiante: "Vi a senhora deitada no chão, três cachorros em cima, atacando de todas as formas". Ele agiu rapidamente com um cabo de vassoura para afastar os animais, enquanto um motorista desconhecido, que passava de carro, também se uniu ao resgate.

Após controlar os cães, Neves chamou os bombeiros, e Roseana foi levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O médico que a atendeu descreveu seu estado como grave, com lesões extensas que exigiram intervenção cirúrgica imediata, segundo o portal O Globo.

Perda do braço

Infelizmente, devido à gravidade das lesões, Roseana teve que passar pela amputação do braço direito. O médico responsável pelo procedimento explicou, também ao Fantástico, que ela também sofreu lesões no braço esquerdo e na face, esta última exigindo uma cirurgia plástica completa.

Apesar das adversidades, Roseana está determinada a se recuperar. Seus filhos relatam que ela está se recuperando de maneira surpreendente, e Guga Murray, um de seus filhos, compartilhou uma conversa emocionante que teve com ela.

Estamos ao seu lado. Você lutou, sobreviveu, está viva", disse ele à mãe. "Ela respondeu com um sussurro: 'Eu quero viver'".

Enquanto se recupera, Roseana permanece otimista, confiante de que em breve estará fora do hospital. Roseana Murray é uma aclamada autora com mais de uma centena de obras poéticas direcionadas ao público infantojuvenil em seu portfólio. Sua notável influência no cenário literário lhe rendeu inúmeras honrarias, entre elas o cobiçado Prêmio da Academia Brasileira de Letras na categoria de Literatura Infantil em 2002, pelo seu trabalho "Jardins".