Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Diretor condenado

Após exibir filme no Festival de Cannes, diretor iraniano é condenado à prisão

Saeed Roustaee foi condenado após exibição do longa 'Leila's Brother' no festival internacional

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 23/08/2023, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O diretor iraniano Saeed Roustaee - Divulgação / Instagram
O diretor iraniano Saeed Roustaee - Divulgação / Instagram

O renomado cineasta iraniano Saeed Roustaee e o produtor Javad Noruzbegi foram sentenciados a seis meses de prisão por terem apresentado o filme "Leila's Brother" durante a edição de 2022 do Festival Internacional de Cinema de Cannes.

A trama do filme aborda a jornada de uma família tentando enfrentar desafios como crises, sanções econômicas e dívidas na cidade de Teerã, capital do Irã. Segundo fontes da mídia do país, a exibição do filme poderia ser usada como ferramenta de propaganda contrária ao regime islâmico.

Proibido no Irã

Segundo informações do portal CNN, o filme "Irmãos de Leila" já havia sido previamente proibido no Irã por ter sido inscrito em festivais internacionais de cinema sem a devida autorização, violando regulamentos.

As sentenças impostas ao diretor e ao produtor incluem nove dias de prisão efetiva, enquanto o restante das penas será suspenso por um período de cinco anos. Além disso, como parte da punição, fica vetada a realização de novos filmes durante esse intervalo.

Apesar das tensões com as autoridades do país, o filme foi elogiado pelos críticos. Competindo pela Palma de Ouro, o longa conquistou dois prêmios adicionais em Cannes e também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival de Cinema de Munique.