Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasileiros em Gaza

Após expectativas, fronteira do Egito é fechada e brasileiros não conseguem deixar Gaza

Brasileiros finalmente entraram para lista de autorizados a deixar Gaza — mas não conseguiram cruzar a fronteira com o Egito

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 10/11/2023, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avião presidencial se encontra no Egito para resgatar os brasileiros - Divulgação/Embaixada do Brasil na Palestina
Avião presidencial se encontra no Egito para resgatar os brasileiros - Divulgação/Embaixada do Brasil na Palestina

Os brasileiros que deveriam deixar Gaza nesta sexta-feira, 10, não conseguiram cruzar a fronteira com o Egito, devido ao fechamento da passagem. O grupo, composto por brasileiros e seus parentes, faz parte da sétima lista de estrangeiros autorizados a deixar o território na data mencionada.

Desde as primeiras horas do dia, eles estiveram diante do posto de controle na cidade fronteiriça de Rafah, na expectativa de iniciar a travessia. Entretanto, conforme confirmado pelos embaixadores do Brasil em Israel, Frederico Meyer, e na Palestina, Alessandro Candeias, apenas duas ambulâncias com feridos conseguiram cruzar pela passagem de Rafah.

Sem previsão

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou o fechamento da passagem e ressaltou que ainda não é possível determinar se a passagem dos brasileiros ocorrerá hoje ou durante o fim de semana. As informações são do portal de notícias G1.

"Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto", declarou Vieira. "A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberta por apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje".

O ministro também informou que a lista com os nomes dos 34 integrantes do grupo já está nas mãos das autoridades do Egito e de Israel há vários dias.

Caso os brasileiros não consigam cruzar a fronteira ainda nesta sexta-feira, eles serão conduzidos de volta às residências onde foram alocados pelo Itamaraty enquanto aguardam.