Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Após líder xiita abandonar vida política no Iraque, apoiadores invadem sede do governo

Moqtada al-Sadr renunciou o poder político no Iraque causando invasão no palácio e mortes no país

Redação Publicado em 29/08/2022, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestantes pulam em piscina de palácio presidencial do Iraque, em Bagdá - Reprodução/Vídeo
Manifestantes pulam em piscina de palácio presidencial do Iraque, em Bagdá - Reprodução/Vídeo

Após o anúncio do clérigo xiita Moqtada al-Sadr de que vai abandonar a vida política do país, manifestantes no Iraque invadiram o palácio presidencial, em Bagdá, para expressar o seu descontentamento nesta segunda-feira, 29.

Em outubro de 2021, al-Sadr ganhou as últimas eleições realizadas no país, porém, não conseguiu o número ideal de lugares no Parlamento para governar o Iraque. Durante esse tempo, ele tentou formar alianças com outros parlamentos, mas não conseguiu devido à oposição de outros grupos xiitas.

Os apoiadores de al-Sadr invadiram a sede do governo que fica na capital do Iraque, Bagdá e enfrentaram os rivais da oposição do lado de fora do palácio. Após as forças de segurança reassumirem o controle do palácio da República, o primeiro-ministro do país, Mustafa al-Kadhimi realizou um toque de recolher no local.

A agência de notícias 'AFP' informou que 12 pessoas morreram durante a rebelião.

Reprodução/G1 - invasores do palácio de Bagdá

Al-Sadr

Quando os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003, al-Sadr ganhou prestígio no país quando virou um dos principais ícones da resistência aos americanos. Por um tempo, os Estados Unidos comandaram buscas por ele.

Al-Sadr virou um político influente e uma das pessoas mais poderosas do país, mas por não conseguir acabar com os problemas políticos do país, ele decidiu abandonar a política nesta segunda-feira, 29.


Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!