Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pessoa mais velha do mundo

Após morte de Lucile Randon, quem é a pessoa mais velha do mundo?

Conheça a nova detentora do título, segundo o Gerontology Research Group

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/01/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Irmã André (à esquerda) e María Branyas (à direita) - Wikimedia Commons / Gerontology Wiki / Divulgação / Residencia Del Tura
Irmã André (à esquerda) e María Branyas (à direita) - Wikimedia Commons / Gerontology Wiki / Divulgação / Residencia Del Tura

Faleceu na última terça-feira, 17, a freira Lucile Randon, conhecida como irmã André. Ela tinha 118 anos de vida e era considerada a pessoa mais velha do mundo. Agora, com sua morte, o título foi passado para uma outra supercentenária: María Branyas, de 115 anos.

Nascida no México em março de 1907, Branyas vive na Espanha desde a época da Primeira Guerra Mundial, tendo chegado ao país com seu pai, um jornalista espanhol. Ela teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos. Inclusive, um de seus filhos completou 86 anos recentemente.

Segundo informações da BBC News, a idosa vive há duas décadas em uma casa de repouso em Olot, na província de Girona. Em maio de 2020, quando ainda não havia vacina contra a Covid-19, a idosa contraiu a doença, e, mesmo tendo 113 anos, conseguiu se recuperar.

Lucile Randon, Kane Tanaka e Jeanne Calment

De acordo com o Gerontology Research Group, grupo de pesquisas que fica em Los Angeles, Lucile Randon foi a terceira pessoa que mais viveu na história, considerando registros verificados. A supercentenária faleceu a 25 dias de completar 119 anos.

Antes dela, a japonesa Kane Tanaka era a detentora do título. Ela faleceu no ano passado, com 119 anos completos. Já a pessoa mais longeva da história teria sido francesa Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos em 1997.