Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesla

Após polêmica por causa de tortinhas, Tesla paga 2 mil dólares para padaria

Empresa de Elon Musk fez pedido especial para padaria no último Valentine's Day e entrou em polêmica nas redes sociais; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/02/2024, às 10h20 - Atualizado às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Elon Musk com as tortinhas encomendadas pela Tesla - Getty Images e The Giving Pies
Montagem de Elon Musk com as tortinhas encomendadas pela Tesla - Getty Images e The Giving Pies

No último dia 14 de fevereiro, data em que se comemora o Valentine’s Day, a Tesla fez um pedido de duas mil minitortas na padaria The Giving Pies. Entretanto, a empresa cancelou o pedido quando estava prestes a recebê-lo. 

Após uma série de reclamações nas redes sociais, Elon Musk prometeu reverter o prejuízo do estabelecimento. Segundo o NY Post, a empresa foi ressarcida em 2 mil dólares dos custos da operação

+ SpaceX, empresa de Elon Musk, é multada por 'quase amputação' de funcionário

Um pedido especial 

Uma das padarias favoritas do Vale do Silício, a The Giving Pies recebeu um pedido especial da Tesla para um evento em comemoração do Mês da História Negra. O estabelecimento enviou à montadora um orçamento e, com a aprovação, começou a trabalhar na produção massiva de tortas. 

Segundo informado pelo Post, a dona da padaria, Voahangy Rasetarinera, revelou ter recusado outros três pedidos para dar conta da demanda da empresa de Musk. Entretanto, como o fornecedor da Tesla não realizou o pagamento, Rasetarinera enviou uma mensagem de acompanhamento de pedido à empresa no dia seguinte. 

A Tesla, então, questionou se a padaria poderia "dobrar o pedido" e entregar 4 mil tortas, algo que Voahangy concordou. No entanto, quando a padaria se preparava para enviar as tortas, foi informada pela companhia de Musk que o pedido foi cancelado segundo ordens da alta administração da empresa. 

A recusa de última hora deixou um prejuízo, além do referente ao pedido, de 16 mil dólares para a padaria. "Essa reversão abrupta me deixou cambaleando, percebendo a extensão do impacto em meu pequeno negócio", disse Rasetarinera em seu Facebook. 

Para mim, estava claro que a cultura corporativa da Tesla priorizava a conveniência em vez da responsabilidade, desconsiderando os meios de subsistência de proprietários de pequenas empresas como eu", prosseguiu. 

Ao tomar conhecimento do problema através das redes sociais, Elon Musk se comprometeu a reverter a situação: "Só estou ouvindo sobre isso. Melhorarei as coisas com a padaria", escreveu em sua página do X (antigo Twitter). 

Três dias depois, Rasetarinera disse ao The Guardian, por e-mail, que a Tesla fez o pagamento do pedido: "Tesla acabou de pagar os US$ 2 mil dos quais eu estava sem". O valor cobre o custo dos ingredientes que a empresa comprou para atender ao pedido cancelado.

Quando você é uma grande empresa, US$ 2.000 é mesada, não é nada", disse Resetarinera ao veículo. "Mas para nós é muito".

Como forma de apoio ao comércio, centenas de clientes fizeram fila em frente a padaria no último final de semana. "Eu estou tão agradecida. É incrível. As pessoas são incríveis", celebrou Rasetarinera à NBC Bay Area.