Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após seca, nível de rio diminui e revela ponte de 1950

O caso aconteceu em Guaraci, interior de São Paulo, e agora causa preocupação sobre a estiagem na região

Penélope Coelho Publicado em 29/10/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seca no rio Grande revela ponte antiga - Divulgação / TV TEM
Seca no rio Grande revela ponte antiga - Divulgação / TV TEM

De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira, 29, pelo portal de notícias G1, a seca no rio Grande — que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo — fez com que o nível de água abaixasse revelando uma ponte feita na década de 1950, construída para o atravessamento de gado na região de Guaraci, localizada no interior de São Paulo.

Pescadores da região afirmam que essa é a primeira vez em 46 anos que a estrutura pode ser avistada. Anteriormente, a ponte servia como passagem para animais que saiam de Minas Gerais com destino final em Barretos, também no interior paulista.

Pedaços de outras construções encontrados em decorrência da diminuição do nível do rio Grande / Crédito: Divulgação / TV TEM

Além da revelação da antiga ponte, a estiagem trouxe à tona restos de outras construções que passaram anos em baixo d'agua. Sabe-se que atualmente, o nível do rio Grande está em 7%, o que indica o índice mais baixo já registrado nos últimos 10 anos. Contudo, até o momento, a prefeitura de Guaraci não decretou racionamento.

A situação da seca na região vem causando preocupação em especialistas, já que afeta a fauna da região, além de prejudicar quem depende do rio para seu sustento. “Se o rio continuar como está, provavelmente a gente tenha até que ir embora daqui, porque não conseguimos nada”, afirma o pescador Devaldo Matias de Menezes, em entrevista ao G1.