Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lente

Após usar lentes de contato de maneira errada, mulher descobre parasita que come córnea

Nicole Géo teria usado as lentes de contato de maneira incorreta e o parasita a fez perder parte da visão; entenda o caso!

Isabelly de Lima Publicado em 14/03/2024, às 08h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pessoa colocando lente de contato - Foto de rawpixel.com, via Freepik
Imagem ilustrativa de pessoa colocando lente de contato - Foto de rawpixel.com, via Freepik

A cirurgiã dentista Nicole Géo, de Belo Horizonte (MG), chamou atenção ao compartilhar em suas redes sociais sua experiência de contrair um parasita corneano em 2021: "Usuários de lentes de contato frequentemente descuidam dos cuidados necessários, o que pode resultar em sérias consequências devido ao contato direto das lentes com a córnea. Incidentes leves podem incluir reações alérgicas, mas complicações mais graves também são possíveis".

Ela explicou em um vídeo publicado no TikTok que não tinha certeza de como foi infectada, mas provavelmente foi devido ao uso inadequado das lentes de contato. "Dormir com elas, lavá-las de forma incorreta... Estou enfrentando consequências severas. A dor é indescritível. Tomo morfina a cada três horas, mas não alivia. Minha vida está completamente parada", afirma no vídeo.

Nicole suspeitou de algo errado quando começou a sentir uma dor intensa, mas não encontrou nada visível ao procurar ajuda médica. Em duas semanas, seu olho ficou vermelho e ela perdeu a visão, segundo o portal O Globo.

O diagnóstico foi ceratite por Acanthamoeba (AK), uma infecção que pode levar à perda permanente da visão. O parasita corrói a córnea, causando dor aguda e sensibilidade extrema à luz. AK é comum em ambientes aquáticos, incluindo torneiras, rios, piscinas e banheiras de hidromassagem.

"Recebi vários tratamentos, mas cada dia trazia novos problemas, agravando a situação. Enfrentei minha pior versão, sem esperança de cura", disse Nicole em outro vídeo. Ela enfatizou a importância de consultar um oftalmologista ao menor sinal de problema, como vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz e visão turva, para evitar complicações graves como as que ela enfrentou.

@dra.nicolegeo ********* PARTE 2 FIXADA NO PERFIL******** Quem quiser saber mais sobre, vou abrir uma caixinha de perguntas para responder as dúvidas de vocês! Eu só tenho a agradecer meu namorado, minha família por não me abandonarem 1 minuto, por ser o motivo de ter forças para continuar! Mas está na mao de Deus, estou rezando, pedindo a Deus para que tudo se resolva logo da melhor forma possível! Jaja estou de volta, com mil planos, atendimentos, cursos e várias coisas pra primeiramente comemorar que estarei curada, e louca pra voltar a trabalhar! Com isso a gente aprende mil coisas, entre elas é que nada tem valor se a nossa saúde está em risco, e hoje eu falo que eu sou uma pessoa completamente diferente da nicole que nunca imaginou ter que passar por algo parecido.. obrigada a todo mundo pelas mensagens! Não sei se consegui explicar direito, mas esta ai um pouquinho do que eu estou passando, Única coisa que eu posso falar hoje é, vamos confiar, acreditar em Deus porque tudo passa!! #acanthamoebakeratitis#acanthameba#acanthamoeba#ceratite#ceratiteporacanthamoeba#acanthamoebakeratitis#lentesdecontatocolor#lentesdecontato#lentes#corneatransplant♬ som original - dra.nicolegeo

Processo lento

Após um primeiro transplante de córnea, Nicole enfrentou novos problemas decorrentes da doença, passando por mais de 20 cirurgias e um segundo transplante. Atualmente, aguarda um terceiro.

Por descuidos como dormir ou nadar com lentes de contato, ou não limpá-las corretamente, você pode enfrentar sérios problemas. Ainda não recuperei minha visão no olho esquerdo; apenas o direito está funcional. Graças a Deus, não perdi o olho inteiro, mas corri esse risco", ela disse em seu TikTok.

Um estudo da University College London (UCL), publicado na revista científica Ophthalmology, mostrou que o uso de lentes reutilizáveis aumenta significativamente o risco de ceratite por Acanthamoeba em comparação com lentes descartáveis diárias.

Além disso, usar as lentes à noite ou durante o banho também eleva o risco, de acordo com os pesquisadores. Cerca de 90% dos casos de ceratite por Acanthamoeba são evitáveis, e trocar lentes reutilizáveis por descartáveis poderia prevenir entre 30% e 62% dos casos da doença, concluíram os cientistas.