Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Aranha-armadeira, que salta até 40 cm, é avistada em barraca de acampamento

Ao acordar de madrugada durante seu acampamento no Morro Mestre Álvaro, no Espírito Santo, um empresário se deparou com a aranha em sua barraca

Redação Publicado em 27/03/2024, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que o empresário encontra a aranha-armadeira - Reprodução/Vídeo/X/@Metropoles
Momento em que o empresário encontra a aranha-armadeira - Reprodução/Vídeo/X/@Metropoles

No último domingo, 24, um grupo que acampava no Morro Mestre Álvaro, no Espírito Santo, teve uma surpresa ao acordar. Em um vídeo gravado por Bruno Roos, é possível observar uma aranha-armadeira de mais de 20 centímetros andando pelo lado de fora da barraca. Segundo especialistas, animais desta espécie então entre as maiores aranhas do mundo. 

Após cinco horas e meia de trilha até o topo do morro, carregando mochilas de acampamento de quase 20 quilos, o grupo montou acampamento e, durante a madrugada, foram surpreendidos pelo animal. 

Lá pelas 3h30 da madrugada levantei para apreciar a vista do topo do Mestre Álvaro, uma vista que fica por cima das nuvens. Uns 20 minutos depois fui pegar meu carregador portátil, quando a luz da lanterna bateu na lona da barraca e apareceu a sombra da aranha, uma aranha armadeira de uns 20 cm ou mais. Fiz o registro com o celular, calcei minha bota, saí da barraca, e com um pedaço de vara peguei ela e soltei na mata", explicou Bruno ao G1.

Esta foi a primeira vez do empresário de 37 anos no Mestre Álvaro encontrando um animal do tipo. Ele também relatou que não conseguiu tirar foto da aranha, mas que outras pessoas do grupo chegaram a ver o animal quando ele estava libertando-o na natureza. 

Em outros acampamentos em matas fechadas, ele chegou a encontrar aranhas, camaleões e cobras, mas esta foi a primeira vez que Bruno se deparou com uma aranha-armadeira, espécie conhecida por sua envergadura esbelta, podendo chegar a marca dos 20 centímetros com as patas abertas. 

Alertas

Conforme repercutido pelo G1, o biólogo Emanuel Giovani Cafofo esclareceu que a espécie recebeu este nome por apresentar uma postura severa, como se se estivesse se 'armando' para se defender. Quando ameaçada, ela pode saltar até 40 centímetros

É comum encontrar ela na floresta, na parte urbana é mais raro porque elas preferem mata, mas nada impede que elas apareçam em locais perto da beira do rio. Ela é conhecida por ser uma das maiores espécies de aranha, principalmente de tamanho adulto", disse o biólogo.

É importante ressaltar que a aranha-armadeira é venenosa, e caso alguém seja picado pelo animal, essa pessoa deve buscar ajuda médica imediata para tomar o soro. Um diferencial de outras aranhas, como a caranguejeira e a de grama, é que a aranha-armadeira não é tão peluda, o que a torna mais esbelta, além de conseguir andar em superfícies verticais. 

A recomendação é sempre se afastar do animal ou então pedir ajuda. Mas se a pessoa se sente segura, pode sim afastar a aranha com um galho para evitar algum tipo de contato", concluiu o especialista ao G1.