Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram evidências de grandes templos da Idade do Ferro, na Irlanda

Com ajuda da tecnologia, os pesquisadores descobriram estruturas religiosas subterrâneas

Penélope Coelho Publicado em 18/07/2020, às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Forte Navan - Divulgação / Queen's University
Forte Navan - Divulgação / Queen's University

Pesquisadores da Universidade de Queen's Belfast e da Universidade de Aberdeen acreditam ter encontrado indicações da existência de templos da Idade do Ferro no conhecido Forte Navan, localizado no condado de Armagh, na Irlanda. As informações são do site Irish News.

Os pesquisadores se dirigiram até o forte com base em pesquisas anteriores — já que essa região é conhecida por estar relacionada ao folclore irlandês e é palco para famosos mitos locais.

Em buscas não invasivas na região, os arqueólogos encontraram evidências de grandes templos e outros complexos religiosos no formato de edifícios. A pesquisa foi realizada a partir de uma tecnologia de sensoriamento remoto. O equipamento de última geração consegue identificar a presença de elementos no solo.

Para os arqueólogos, não há dúvidas de que os monumentos encontrados estão diretamente ligados com locais religiosos: "São edifícios rituais construídos para serem templos”, afirmou um dos líderes da pesquisa, Paddy Gleeson.

De acordo com os especialistas, a nova descoberta é importante já que ajuda a contar a história dessa região: "Isso nos permite mapear a arqueologia enterrada para a qual não há traços acima do solo e sermos muito precisos sobre a natureza e as relações desses monumentos [...] Este é um lugar que se conecta a história, sociedade, religião, comércio, em um local como este, todos os seus sentidos ficam um pouco emocionados”, finalizou Gleeson.