Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antiguidade

Pinóquio da antiguidade: Arqueólogos encontram curiosos desenho em caverna na Turquia

Durante escavação, uma pintura rupestre de homem com nariz muito comprido foi rapidamente associada ao famoso personagem dos contos de fada

André Nogueira Publicado em 11/11/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pinocchio é é uma personagem famosa por crescer o nariz quando mente - Disney
Pinocchio é é uma personagem famosa por crescer o nariz quando mente - Disney

Pinturas rupestres com mais de 1.500 anos foram encontradas na Turquia e possuem imagens muito parecidas com o que seria um Pinóquio da antiguidade, por seu alongado nariz. Trata-se de uma gravação em uma parede de pedra, localizada no oeste do país.

A imagem foi encontrada na antiga cidade de Laodicea (Denizli, Turquia), que é uma das principais cidades históricas da Anatólia. Especialistas acreditam que essas pinturas representam imagens do cotidiano das pessoas dessa região no século 4.

Imagem do Pinóquio antigo em parede de pedra / Crédito: Celal Simsek

Segundo Celal Simsek, líder da escavação, três desenhos foram descobertos nessa caverna: "Há um homem com nariz comprido na primeira pintura. O segundo tem um busto romano e o último mostra um clérigo”.

Ainda de acordo com Simsek, "podemos considerar esse homem de nariz comprido como Pinóquio dos tempos antigos.” Não se sabe ao certo o que a imagem representava especificamente.