Matérias » Brasil

Disney no Brasil? JK tentou trazer o maior parque de diversões do mundo para cá

Em 1961, Kubitschek negociou com Walt Disney a construção de um parque no Distrito Federal; porém, foi um plano frustrado

Joseane Pereira Publicado em 05/03/2020, às 07h00 - Atualizado às 09h00

Imagem ilustrativa de Carmem Miranda e Pato Donald
Imagem ilustrativa de Carmem Miranda e Pato Donald - Divulgação

No início de 2019, boatos sobre a construção de uma Disneylândia no Brasil foram lançados pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Apesar de Rocha ter anunciado intenções de trazer o parque para a capital federal afirmando que iria se reunir com representantes da Disney, a companhia negou o boato.

Entretanto, essa história não é nova: em 1961, negociações reais aconteceram entre Juscelino Kubitschek e Walt Disney, quase levando a um acordo sobre a vinda de Mickey para terras tupiniquins.

Disneylândia de JK

No final dos anos 50, após o imenso sucesso do primeiro parque construído na Califórnia, Walt Disney procurava outros locais para expandir seu negócio. Entrando em contato com vários países do mundo, ele chegou ao Brasil, que à época tinha como presidente Juscelino Kubitschek.

Entre 1956 e 1960, Brasília estava sendo construída. As amplas terras que passavam a ser exploradas no coração do país, junto à onda desenvolvimentista de JK e os acordos realizados com o governo dos Estados Unidos, tornavam a construção da Disneylândia uma ideia interessante.

JK visitando a Disney em 1961 / Crédito: Divulgação

 

O presidente chegou a ir com sua família até a Califórnia para conhecer o funcionamento do parque, e gostou do que viu. Entretanto, Disney tinha suas condições: o local deveria ter um sistema tributário próprio, regulando licenças e impostos. Além disso, as leis de fiscalização brasileiras seriam ignoradas. Ou seja, um péssimo negócio para o Brasil.

Juscelino discordou. Em 1961, as negociações entre ele e o grande empresário norte-americano acabaram frustradas, e o segundo parque foi construído em Orlando, na Flórida, se tornando o complexo da Disney mais visitado do mundo.


+ Saiba mais sobre o governo de Juscelino Kubitschek por meio das obras a seguir:

Juscelino Kubitschek: O Presidente Bossa-Nova, Marleine Cohen (2005) - https://amzn.to/38kB7WV

O Brasil de Juscelino Kubitschek, Lucas Rodrigues de Motta Pires (2006) - https://amzn.to/2TogYLj

Brasília Kubitschek de Oliveira, Ronaldo Costa Couto (2006) - https://amzn.to/3aqspYG

JK: Triunfo E Exílio, Jacinto Guerra (2005) - https://amzn.to/2uXpuaU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.