Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Na Turquia, arqueólogos procuram as ruínas da 'Arca de Noé'

Formação geológica no monte Ararate pode conter vestígios de atividade humana de 5 mil anos; entenda!

Redação Publicado em 30/10/2023, às 07h55 - Atualizado em 04/11/2023, às 22h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de antiga formação geológica no monte Ararate, na Turquia - Reprodução/Vídeo/YouTube/Discoveres Media
Imagem de antiga formação geológica no monte Ararate, na Turquia - Reprodução/Vídeo/YouTube/Discoveres Media

Arqueólogos da Turquia procuram vestígios no que seria o verdadeiro local de descanso da Arca de Noé, um importante navio da narrativa bíblica. Pesquisadores apontam para uma formação geológica em meio ao monte Ararate que conteria materiais argilosos, marinhos e frutos-do-mar, além de atividade humana entre os anos entre 5.500 e 3.000 a.C.

Segundo o Dailymail, a Bíblia descreve que a lendária arca pousou nas "montanhas de Ararate", localizadas entre a Turquia e o Irã, após uma inundação de 150 dias. Para os pesquisadores, a antiga formação geológica possui formato de barco, e foi descrita como um local em potencial para o achado histórico desde que foi descoberta, no ano de 1956.

Formação geológica que pode ser indício da verdadeira Arca de Noé
Formação geológica que pode ser indício da verdadeira Arca de Noé / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/Discoveres Media

Ainda não comprovado

A pesquisa no local, por sua vez, é realizada por uma colaboração entre uma equipe de especialistas da Universidade Técnica de Istambul — que lidera os trabalhos — com a Universidade Andrew e a Universidade Ağrı İbrahim Çeçen. As informações são do jornal turco Hürriyet e foram repercutidas também pelo New York Post.

De acordo com o vice-reitor desta última, o professor Faruk Kaya, as primeiras descobertas feitas desde o início do estudo, em dezembro de 2022, sugerem que "houve atividades humanas na região desde o período Calcolítico entre os anos 5.500 e 3.000 a.C". No entanto, vale ressaltar que o estudo NÃO compreende a descoberta da arca descrita na Bíblia.

Sabe-se que o dilúvio do Profeta Noé ocorreu há 5.000 anos. Em termos de datação, afirma-se que também existia vida nesta região. Isso foi revelado nos resultados de laboratório. Não é possível afirmar que o navio está aqui com a datação. Precisamos trabalhar muito para revelar isso", pontua o pesquisador em comunicado.

+ A réplica da Arca de Noé construída por milionário evangélico holandês