Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

A réplica da Arca de Noé construída por milionário evangélico holandês

Em 2012, depois de incansáveis 20 anos de trabalho, o holandês Johan Huibers criou réplica de grande navio bíblico em tamanho real; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 06/03/2023, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do holandês Johan Huibers com a réplica da Arca de Noé ao fundo - Getty Images
Fotografia do holandês Johan Huibers com a réplica da Arca de Noé ao fundo - Getty Images

O Cristianismo possui incontáveis histórias compondo-o. Além de toda a saga de Jesus, muitas pessoas conhecem também Davi e Golias; Moisés que abre o Mar Vermelho e, é claro, a história da Arca de Noé.

Sendo o Cristianismo uma das doutrinas mais seguidas do mundo, não faltam seguidores que acreditem nessas histórias e, as vezes, até mesmo que se inspirem nelas.

E foi justamente sob influência da Arca de Noé que o holandês Johan Huibers decidiu realizar uma surpreendente façanha: construir uma réplica da grande embarcação bíblica. Confira!

Johan Huibers e réplica da Arca de Noé
Johan Huibers e réplica da Arca de Noé / Crédito: Getty Images

Façanha

Apaixonado por histórias bíblicas, o milionário Johan Huibers, um empresário e (convenientemente) carpinteiro holandês teve a ideia de construir uma arca semelhante à retratada nas antigas escrituras, em 1992. Para isso, decidiu seguir exatamente as proporções descritas nos textos: 300 côvados — um côvado equivale a cerca de 45 cm — de comprimento, por 50 de largura e 30 de altura.

Então, Huibers começou a empenhar suas energias no projeto. Ao todo, gastou mais de US$ 1,5 milhão — equivalente a pouco mais de R$ 7,7 mihões na cotação atual — para construir o impressionante navio com cerca de 137 m de comprimento, 22,5 m de largura e 13,50 m de altura.

Para isso, foram usadas aproximadamente 12 mil árvores de cedro americano e pinus, embora a madeira utilizada na Bíblia fosse, na verdade, mais próxima do pinheiro ou cipreste.

Fotografia da arca de Johan Huibers
Fotografia da arca de Johan Huibers / Crédito: Getty Images

De acordo com o site do Casa e Jardim, do Globo, o holandês não decidiu fazer o objeto colossal por mero luxo e sem razão. Ele tinha um objetivo principal: provar a existência de Deus. A motivação para tal missão veio depois de ter sonhado certa vez que a Holanda seria assolada por um dilúvio, semelhante ao bíblico.

Missão vetada

No entanto, ele também tinha uma outra intenção, mas essa no caso foi impedida: navegar com a enorme embarcação por diversos países, divulgando ideais criacionistas, e levá-la, por fim, até Israel, a chamada 'Terra Sagrada'. Porém, como o barco não possui vela nem mesmo motores, o plano foi frustrado por simples questões de segurança e logística.

Mas é claro que a grande arca não ficaria apenas ocupando um espaço à toa. Quando confeccionou a embarcação, Johan Huibers não fez somente o grande objeto, como também construiu estátuas de diferentes animais em seu interior.

Fotografia do interior da réplica da Arca de Noé
Fotografia do interior da réplica da Arca de Noé / Crédito: Getty Images

Então, em 2012, quando ficou pronta, a arca se tornou uma atração turística na cidade de Dordrecht e, além das réplicas de animais, também abriga em seu interior um pequeno zoológico com aves, coelhos e outros animais pequenos.