Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Artefato explosivo

Artefato explosivo da Revolução Constitucionalista de 32 é encontrado em Minas Gerais

Artefato foi encontrado por empresário no último dia 18, em Uberaba

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/09/2023, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morteiro encontrado em Uberaba - Divulgação/PMMG
Morteiro encontrado em Uberaba - Divulgação/PMMG

Um artefato explosivo da marca CBC foi descoberto em Uberaba, no interior do estado de Minas Gerais, na última segunda-feira, 18. A Polícia Militar (PM) foi chamada para intervir e a área foi isolada para a remoção segura do explosivo, que posteriormente foi transportado para o 67º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

De acordo com o portal JM Online, as autoridades apontam que o objeto seria um morteiro, possivelmente utilizado na Revolução Constitucionalista de 1932.

Conforme relatado no boletim de ocorrência registrado pela PM, o explosivo foi encontrado por um empresário que gerencia uma empresa de reciclagem enquanto separava materiais. A fim de garantir a segurança, as autoridades isolaram a área para a remoção do artefato, que foi então encaminhado ao 67º batalhão.

Incidente anterior

Há uma semana, ocorreu um incidente semelhante na cidade de Delta/MG, onde um pescador e sua esposa encontraram um explosivo às margens do Rio Grande. A mulher explicou às autoridades que a granada estava parcialmente enterrada, e, por desconhecerem sua natureza, a lavaram na água do rio e a transportaram em seu veículo até a residência.

No dia seguinte, ao suspeitarem que se tratava de um artefato explosivo, entraram em contato com a Polícia Militar para verificar o material e entregá-lo voluntariamente.

O exército foi acionado para coletar o artefato e transportá-lo com segurança até o Tiro de Guerra de Uberaba, onde seria destruído de forma apropriada.