Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Artista

Artista surpreende ao pintar retratos em blocos de gelo flutuando na Finlândia

Americano cria verdadeiras obras de arte em blocos de gelo gigantes no Mar Báltico

Redação Publicado em 06/09/2022, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retratos pintados por David Popa em blocos de gelo - Divulgação/Youtube/Zenger
Retratos pintados por David Popa em blocos de gelo - Divulgação/Youtube/Zenger

Um artista americano viralizou nas redes sociais com seu trabalho impressionante, que consiste em pintar retratos em gigantes blocos de gelo flutuando no Mar Báltico, na Finlândia.

David Popa, de 29 anos, vem ganhando grande repercussão com sua nova série de obras de arte batizada de “Fractured”, em que ele usa latas de spray para pintar a superfície e faz os registros do resultao usando um drone.

Para o artista, “a questão-chave era como eu poderia associar murais à natureza”, explicou ao Newsweek. Ele também explicou como a arte é efêmera, já que precisa correr contra o tempo para criá-la em somente quatro horas, tempo que leva para os blocos de gelo afundarem.

Pensando em eternizar os retratos, Popa parte para a segunda parte do projeto, que é fotografá-los por meio de um drone. Cerca de 100 impressões dessa imagens já foram vendidas, além de seis NFTs — o mais caro custou cerca de US$ 15 mil (R$ 77,3 mil).

Arte perigosa

Embora seja extremamente bela, a arte também trouxe perigos para o artista. Isso porque ele precisa nadar 50 metros na água gelada no Mar Báltico até chegar no local que deseja, usando roupas para natação, enquanto carrega todo o seu equipamento, que inclui um drone e saco à prova d’água.

“Inicialmente foi uma grande mudança de paradigma para eu me convencer de que era possível e seguro”, disse ele. “Na verdade, pratiquei por dois invernos antes de começar, ele [o projeto] só funciona em quase exatamente zero graus”.