Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Asteroide 'Bennu': Nasa abre cápsula perigosa que pode conter rocha espacial

De acordo com os cientistas da Nasa, a cápsula pode ter o primeiro pedaço de rocha espacial capturado por uma missão de tal agência espacial

Isabelly de Lima Publicado em 15/01/2024, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração artística do OSIRIS-REx acima da superfície do asteroide Bennu - Reprodução / NASA
Ilustração artística do OSIRIS-REx acima da superfície do asteroide Bennu - Reprodução / NASA

Os cientistas da NASA celebram um marco importante depois de meses de esforço ao finalmente abrir o recipiente que contém material coletado do asteroide "potencialmente perigoso" Bennu.

A agência espacial anunciou a conquista na quinta-feira, 11, revelando que a amostra, proveniente da sonda OSIRIS-REx, é uma peça crucial para entender os primórdios da vida e representa o primeiro pedaço de rocha espacial capturado por uma missão da NASA.

A amostra, estimada em cerca de 8,8 onças (250 gramas) de entulho espacial rochoso, é aguardada com grande expectativa pelos cientistas. Acredita-se que contenha alguns dos primeiros precursores da vida.Eileen Stansbery, chefe da divisão ARES (Ciência de Pesquisa e Exploração de Astromateriais) da NASA, expressou sua admiração pela dedicação da equipe envolvida no processo, destacando a inovação e o trabalho incansável.

Nossos engenheiros e cientistas trabalharam incansavelmente nos bastidores durante meses não apenas para processar os mais de 70 gramas de material que pudemos acessar anteriormente, mas também para projetar, desenvolver e testar novas ferramentas que nos permitiram superar esse obstáculo". "A inovação e a dedicação desta equipe têm sido notáveis. Estamos todos entusiasmados em ver o tesouro restante que a OSIRIS-REx possui", disse ele.

Triste adiamento

A cápsula OSIRIS-REx, transportando a preciosa carga, retornou à Terra em setembro, pousando com segurança no deserto de Utah após uma jornada de sete anos e 6,4 bilhões de quilômetros. No entanto, a recuperação da amostra foi adiada devido ao travamento de dois dos 35 fechos do recipiente.

Funcionário da NASA consertando uma das ferramentas feitas para remover os dois fixadores finais da cápsula - Crédito: Reprodução / NASA

Recentemente, após a criação de ferramentas especializadas semelhantes a pinças, feitas de aço cirúrgico, os cientistas conseguiram finalmente abrir o lacre do contêiner, de acordo com o portal Live Science.

A NASA planeja seguir com "algumas etapas adicionais de desmontagem" antes de realizar a análise completa da amostra. Pequenos pedaços da tampa já foram enviados para análise em todo o mundo, e em breve serão acompanhados pelo conteúdo interno do recipiente.

Asteroide Bennu

Bennu, considerado um asteroide "potencialmente perigoso", tem uma chance em 2.700 de atingir a Terra em 2182, a maior probabilidade conhecida para qualquer objeto espacial. No entanto, o foco dos cientistas está na descoberta dos possíveis precursores extraterrestres da vida na Terra.

Bill Nelson, administrador da NASA, enfatizou a importância da amostra: "Esta é a maior amostra de asteróide rico em carbono já devolvida à Terra. As moléculas de carbono e água são exatamente os elementos que queríamos encontrar, cruciais na formação do nosso próprio planeta e que nos ajudarão a determinar as origens dos elementos que poderiam ter levado à vida".

Bennu, classificado como um asteroide do tipo B, contém grandes quantidades de carbono, tornando-se um possível depósito de moléculas primordiais presentes no surgimento da vida na Terra.