Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

NASA descobre objeto 10 milhões de vezes mais brilhante que o Sol

Objeto misterioso desafia leis da física, segundo estudo realizado pela agência espacial dos EUA

Eduardo Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 12/04/2023, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de estrela de neutrôns, uma fonte de raios X super luminosa - Divulgação/NASA/JPL-Caltech
Ilustração de estrela de neutrôns, uma fonte de raios X super luminosa - Divulgação/NASA/JPL-Caltech

Astrônomos da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, encontraram alguns objetos bizarros espalhados pelo espaço que estão quebrando as leis da física. As fontes ultraluminosas de raios-X (ULXs, na sigla original em inglês) emitem aproximadamente 10 milhões de vezes mais energia do que o Sol que ilumina nosso planeta.

A lei da ciência que está sendo quebrada está relacionada diretamente a essa quantidade impressionante de energia emitida pelas ULXs. O limite de Eddington é uma estipulação teórica que determina o quão brilhante algo de determinado tamanho pode ser. A expectativa dos especialistas era que, o objeto que quebrasse esse limite hipotético, explodisse em diversos pedaços. Não é isso que acontece com as ULXs.

Um comunicado à imprensa da NASA revela que as fontes ultraluminosas de raios-X excedem o limite de Eddington em 100 a 500 vezes. Uma ULX específica, chamada pelos cientistas de M82 X-2, era vista como uma ilusão de ótica, mas um novo estudo usando os telescópios espectrais da agência espacial mostrou que o objeto espacial está realmente desafiando — e vencendo — da lei de Eddington.

Estrela de nêutrons

Diversos astrônomos imaginavam que as ULXs poderiam ser buracos negros, mas esses pesquisadores da NASA descobriram que a M82 X-2 era um tipo de objeto chamado de estrela de nêutrons, que são corpos celestes muito densos, núcleos de estrelas mortas. A atração gravitacional é muito forte nessas estrelas, levando qualquer material que se choca ao núcleo a produzir uma explosão gigantesca.

Como reporta o site de divulgação científica LiveScience, essas enormes explosões são a origem do brilho impressionante emitido pela M82 X-2. Como ela faz isso sem explodir em si mesma? A hipótese atual é de que o campo magnético intenso da estrela pode mudar a forma de seus átomos, fazendo com que eles fiquem cada vez mais juntos, conforme o brilho aumenta.

Um marshmallow derrubado na superfície de uma estrela de nêutrons a atingiria com a energia de mil bombas de hidrogênio", exemplificou o comunicado da NASA, falando sobre a atração gravitacional de um desses interessantes objetos.