Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Ativistas acusam governo dos EUA de financiar caçadas contra animais em extinção

Espécies como do urso pardo e lobo cinzento seriam algumas das mais afetadas, de acordo com a denúncia

Redação Publicado em 31/08/2023, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ vecstock
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ vecstock

Uma coalização ambiental formada por mais de 35 grupos dedicados à proteção da vida animal nos EUA elaborou uma carta recentemente que acusa o governo norte-americano de apoiar financeiramente iniciativas predatórias contra espécies ameaçadas de extinção. 

O [departamento do interior] tem a tarefa de prevenir extinções, usando ciência sólida ao tomar decisões para prevenir essas extinções e ser responsável perante todo o público — não financiando ações controversas de controle de predadores para o suposto benefício de um alguns", afirmou o documento em um trecho repercutido pelo The Guardian. 

Objetivos questionáveis 

Alguns animais afetados por essas supostas ações do estado dos EUA seriam lobos cinzentos e ursos pardos. As iniciativas em grande escala de abate desses predadores seriam destinadas a aumentar os rebanhos de animais que são suas presas, como alces

De acordo com a coalizão, porém, não existe comprovação científica de que as caçadas ajudam a proteger essas espécies predadas. A redução da população de alces, na verdade, pode ser mais relacionada a fatores ambientais do que mortes pelas garras de lobos e ursos. 

Estamos procurando uma alavanca para o governo federal reprimir estados desonestos que estão cometendo essas mortes malucas de predadores. Esta é uma ferramenta no cinto de ferramentas para exercer pressão para proteger espécies ameaçadas", explicou Chandra Rosenthal, advogada que representa a ONG Public Employees for Environmental Responsibility (Peer), ainda de acordo com o veículo.