Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ativismo

Ativistas atiram sopa em obra de Monet, em Lyon, na França

Novo caso de ataque ativista a obras de arte ocorreu duas semanas após 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, ter sido atacado no Louvre, em Paris

Éric Moreira Publicado em 12/02/2024, às 08h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de vídeo do ataque ao quadro 'Primavera', de Oscar-Claude Monet - Reprodução/X/@nexta_tv
Imagens de vídeo do ataque ao quadro 'Primavera', de Oscar-Claude Monet - Reprodução/X/@nexta_tv

No último sábado, 10 de fevereiro, ativistas ambientais realizaram mais um ataque a obra de arte na França. Desta vez, o alvo foi o quadro 'Primavera', de 1872, do artista francês Oscar-Claude Monet, localizado no Museu de Belas Artes de Lyon, na França.

Segundo o jornal local Le Parisien, o museu logo registrou queixa policial sobre o ato, acusando as ativistas de cometer vandalismo. Vale mencionar que este caso ocorreu somente duas semanas após um ataque semelhante que ocorreu no Louvre, quando ativistas atiraram sopa — da mesma forma como no caso recente — em uma das obras de artes mais famosas do mundo, a 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre.

+ Após ataque à Mona Lisa, ativistas podem pagar multa de € 1.500

Felizmente, assim como com a 'Mona Lisa', o quadro de Monet era protegido por um vidro blindado e, graças a isso, não foi afetado diretamente.

Esta primavera será a única que nos resta se não reagirmos. O que nossos futuros artistas pintarão? Com o que sonharemos se não houver mais primavera?", questionavam as ativistas.

Ativismo contra a arte?

Rachida Dati, atual ministra da Cultura da França, pronunciou-se no X (antigo Twitter) sobre o recente ataque em Lyon, declarando apoio ao Museu de Belas Artes. "Como podemos imaginar que, ao atacar uma obra de arte, promovemos a causa que afirmamos servir?", questionou.

+ Léon Monet: A saga do químico e irmão pouco famoso do pintor Claude Monet

Anteriormente, segundo a Folha de S. Paulo, ela também criticou o ato contra a 'Mona Lisa': "'A Gioconda' [outro nome dado à obra], como nosso patrimônio, pertence às gerações futuras. Nenhuma causa pode justificar que ela seja feita de alvo. Todo o meu apoio aos funcionários do Museu do Louvre", afirmou há duas semanas.