Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura Militar

Ato em Recife homenageará padre Henrique, morto após Golpe de 64

Religioso, que era auxiliar do arcebispo dom Helder Camara, foi encontrado morto com sinais de tortura

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 25/05/2023, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Padre Henrique, morto durante a ditadura - Memorial da Resistência
Padre Henrique, morto durante a ditadura - Memorial da Resistência

Na próxima sexta-feira, 26, um ato na Praça do Parnamirim, em Recife, fará um tributo em memória do Padre Henrique, que tinha apenas 28 anos quando foi sequestrado, torturado e assassinado pela Ditadura Militar

Na data, que marca o 54º ano do assassinato do padre, diversas organizações sociais e religiosas farão uma homenagem no local que, desde 2016, abriga um busto de Henrique — que foi morto na cidade de Recife. 

Ato em homenagem ao padre Henrique/ Crédito: Divulgação

Vítima da Ditadura

Segundo repercutido pela Folha de Pernambuco, o assassinato do padre Henrique foi tratado por anos como um crime comum. Somente depois de 2014, com a Comissão Estadual da Memória e Verdade, é que se provou que o religioso foi morto por questões políticas. 

O crime teve o envolvimento de agentes do Estado e civis ligados a grupos de extrema-direita de Pernambuco, conforme descrito no relatório. Sabe-se que Henrique foi sequestrado, torturado e executado durante a madrugada de 27 de maio de 1969. 

Os responsáveis por tal ato faziam parte de um grupo chamado Comando de Caça aos Comunistas (CCC) e também teriam participado agentes da polícia civil pernambucana.

Poliglota, Henrique havia sido ordenado padre há cerca de três anos quando foi morto. Ele era auxiliar do arcebispo dom Hélder Câmara, na Arquidiocese de Olinda e Recife.

+ 'Irmão dos pobres': A saga de Dom Hélder Câmara contra o Golpe de 64

Horas antes ao seu sumiço, ainda no dia 26, o clérigo havia participado de reuniões com jovens e pais da comunidade. Henrique havia rejeitado carona de seus alunos, mas, em sua última aparição, foi visto com três homens em um veículo verde e branco. 

Seu corpo só foi encontrado por volta das 6 horas da manhã do dia 27. Os restos mortais do eclesiástico apresentavam sinais de tortura. Henrique, além disso, havia sido baleado na cabeça e seu cadáver estava caído entre o meio fio e uma cerca de arame farpado, com a cabeça na grama.