Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Salman Rushdie

Autor de 'Versos Satânicos', Salman Rushdie, é esfaqueado por homem nos EUA

Atacado durante palestra, o autor da polêmica obra foi jurado de morte no Irã na década de 1980

Redação Publicado em 12/08/2022, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salman Rushdie durante eventoque na década de 80 foi jurado de morte do Irã, - Getty Images
Salman Rushdie durante eventoque na década de 80 foi jurado de morte do Irã, - Getty Images

O autor do livro 'Versos Satânicos', Salman Rushdie, foi atacado nesta sexta-feira, 12, no momento que se preparava para dar uma palestra em Chautauqua, Nova York. Segundo a polícia local, aparentemente, Rushdie foi esfaqueado no pescoço por um home que de acordo com testemunhas, correu para o palco e o esfaqueou quando o britânico era apresentado.

A agência de notícias 'Associated Press', informou que o escritor de 75 anos levou de dez a 15 facadas. Logo em seguida, ele foi levado de helicóptero para um hospital local e ainda não se sabe o estado de saúde dele. Segundo os policiais, o homem do ataque já foi detido e está sob custódia.

Além de Rushdie, a pessoa que o entrevistaria no evento também sofreu ferimentos leves no pescoço. 

O escritor teve o seu livro 'Versos satânicos" proibido no Irã em 1988, por conta que muito muçulmanos o consideram uma blasfêmia. Depois de um ano o ocorrido, o falecido líder do Irã, o Aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu um pronunciamento, pedindo a morte de Rushdie.

Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que várias pessoas saem correndo para socorrer Rushdie, após a agressão.

Saiba mais sobre a ameaça de morte do escritor

Na décadade 1980, o Irã ofereceu mais de US$ 3 milhões - cerca de R$15 milhões - em recompensa para quem for matar Rushdie.

Teerã assegurou em 1998 que a o pronunciamento feito não seria mais aplicado. Porém, o sucessor de Khomeini, declarou em 2005 que Rushdie ainda era considerado um apóstata e que ainda poderia ser morto. Em 2007, o governo do conservador Mahmoud Ahmadinejad informou que a fatwa - nome do pronunciamento feito na época - ainda era válida.


Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!