Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Autoridades dizem que explosão no Mar Cáspio foi causada por ‘vulcão de lama’

A enorme coluna de fogo chamou a atenção nas redes sociais no domingo, 4; confira os vídeos

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/07/2021, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vídeo mostra a coluna de fogo no Mar Cáspio no domingo - Divulgação/Twitter/Liveuamap
Vídeo mostra a coluna de fogo no Mar Cáspio no domingo - Divulgação/Twitter/Liveuamap

Na noite do domingo, 4, uma explosão foi observada no Mar Cáspio, mais especificamente próxima a uma plataforma de petróleo. As imagens circularam pelas redes sociais devido ao espanto que a explosão causou na costa do Azerbaijão, ao sul da capital Baku. O evento foi noticiado pelo jornal O Globo.

De acordo com a Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (Socar), a explosão não aconteceu na plataforma de petróleo, mas sim a cerca de 10 km do campo de gás Umid, localizado a 75 km da costa de Baku. As informações são da agência de notícias APA.

As autoridades afirmaram ainda que o incêndio aconteceu devido à erupção de um “vulcão de lama”, que causou uma enorme coluna de fogo. Segundo o porta-voz da Socar, Ibrahim Ahmadov, a alta concentração de vulcões na região fez com que tal explosão acontecesse.

Pesquisadores da área foram enviados à região da explosão para entender o que tinha acontecido. Os especialistas apontam ainda que é possível que o incidente esteja relacionado ao vulcão nomeado Makarov Bank. Em 1958, sua erupção fez com que gigantes chamas fossem liberadas no local.