Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crianças desaparecidas

Autoridades encontram objetos de crianças que desapareceram na Amazônia

Crianças estão desaparecidas desde que uma aeronave caiu na floresta amazônica, há 23 dias

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/05/2023, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objetos das crianças desaparecidas foram encontrados - Divulgação / Fuerzas Militares de Colombia
Objetos das crianças desaparecidas foram encontrados - Divulgação / Fuerzas Militares de Colombia

As autoridades militares colombianas, que, junto a um grupo de indígenas, vêm realizando buscas para encontrar as quatro crianças desaparecidas há 23 dias em uma área da floresta amazônica, encontraram o que seriam indícios de que elas podem estar vivas.

Segundo informações do El Pais, o Exército disse que nas últimas horas foram encontrados, em dois lugares diferentes, itens como fraldas, um par de tênis, uma toalha e um acessório para celular a cerca de 600 metros da região onde a aeronave em que elas estavam caiu.

Além disso, de acordo com o UOL, os militares ainda encontraram um abrigo construído com galhos, onde havia uma tesoura, um prendedor de cabelo e uma maçã mordida.

Para as autoridades, a cena encontrada é um indicativo de que os irmãos, que têm idades entre 11 meses e 13 anos, tenham sobrevivido à queda. Vale destacar que o fato da equipe não ter encontrado vestígios de sangue nas imediações também reforça as esperanças de encontrar os pequenos com vida.

Isso encoraja o esforço titânico da Operação Esperança, onde mais de 350 colombianos, incluindo instituições estatais, população civil e comunidades, usam todas as suas capacidades tecnológicas, conhecimentos e experiências para desafiar o impossível e trazer de volta as quatro crianças", disse o Exército colombiano.

O acidente

No dia 1º de maio, as crianças embarcaram no avião junto com a mãe, outro adulto e o piloto. Eles partiram de Araracuara com destino a San José del Guaviare, a capital da região. No entanto, durante o voo sobre Caquetá, sobre o rio Apaporis, na selva amazônica, a aeronave de pequeno porte comunicou uma falha no motor e perdeu contato com a torre de controle.

Após 16 dias de intensas buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados, porém as crianças não estavam no local. A região onde os destroços do monomotor foram localizados apresenta condições desafiadoras de acesso, devido à baixa luminosidade, o que dificulta a visibilidade a uma distância superior a 20 metros.