Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cinema

'Avatar 2' será um dos raros filmes estrangeiros a estrear na China em 2022

A China aumentou suas regras de censura na indústria cinematográfica nos últimos anos

Redação Publicado em 23/11/2022, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Avatar 2 - Divulgação/Disney
Imagem de Avatar 2 - Divulgação/Disney

Nesta quarta-feira, 23, a 20th Century Studios anunciou em sua conta oficial do Weibo que o filme “Avatar 2”, sequência do sucesso de bilheteria de James Cameron, será lançado nos cinemas da China continental em 16 de dezembro. 

“Avatar: Caminhos da Água” é um dos poucos filmes estrangeiros a ter acesso ao mercado chinês nos últimos meses, isso porque há uma censura no país, com as produções precisando ganhar a permissão dos reguladores. 

A China permite o lançamento de 30 a 40 filmes estrangeiros por ano, porém esse número caiu desde a pandemia. De acordo com a Artisan Gateway, uma empresa de pesquisa e consultoria da indústria cinematográfica, o país permitiu 20 lançamentos de Hollywood no ano passado, em comparação com 36 em 2018.

As autoridades chinesas reprimem cada vez mais conteúdos que consideram inapropriado nas produções, como, por exemplo, decotes, tatuagens, pessoas fumando e elementos politicamente sensíveis. 

Bilheteria 

A China arrecada bilhões de dólares por ano em suas bilheterias, rivalizando com os Estados Unidos e o Canadá. Em 2020, tornou-se o maior mercado cinematográfico da Terra, uma vez que seus cinemas conseguiram se recuperar dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. 

No entanto, em 2022, as bilheterias da América do Norte voltaram a ficar à frente do cenário, gerando um lucro de mais de US$ 3,6 bilhões em comparação com os cerca de US$ 2,7 bilhões da China, segundo dados da Comscore.