Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rato

Banho de chuva: Rato é flagrado em ação e viraliza na internet

O vídeo do roedor 'tomando banho' na água da chuva foi publicado em junho e viralizou nas redes sociais

Redação Publicado em 24/07/2023, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que o roedor é flagrado na água da chuva - Reprodução/Vídeo
Momento em que o roedor é flagrado na água da chuva - Reprodução/Vídeo

Um vídeo publicado no dia 22 de junho viralizou no Twitter e já contava com 190 mil curtidas no último final de semana. A publicação em questão apresentava um rato, fazendo movimentos parecidos com os de um humano, ao tomar banho na água da chuva. Na ocasião, ao lado de um bueiro, o roedor passa as suas patas na cabeça.

Anteriormente, outro caso semelhante aconteceu. Isso porque em 2018, um vídeo repercutiu após apresentar um rato em uma pia todo ensaboado.

Mais detalhes 

Acerca do viral que tomou conta da rede de Elon Musk nos últimos dias, Rafael Lomazi, biólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor de ensino médio e pré-vestibular, comentou: "Não é que o ratinho tem a intenção de ‘tomar banho’, quando ele vê a chuva ou coisa do tipo”, e continuou:

Mas o roedor tem como hábito comum de limpeza esses movimentos de passar as patas pelo corpo, pelo focinho e vibrissas, os ‘bigodes’, pela cabeça e orelhas. Eles fazem isso para remover algo indesejado, ou como uma auto limpeza habitual, usando a própria saliva”. 

Além disso, segundo a CNN Brasil, o biólogo explicou: “Esse ratinho do vídeo aproveitou a água da chuva pra fazer a limpeza, mas não que seja algo intencional sempre quando chove”.

Outro biólogo, João Arthur, comentou que o roedor pode executar tais movimentos como uma maneira de tirar o excesso de água:

Como dá para ver o bueiro ao lado, talvez ele tenha sido expulso de algum esconderijo por causa da enxurrada, e do lado de fora, começou a tentar se limpar ou mesmo tirar o excesso de água dos pelos”.