Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Barco de pesca é 'rebocado' por baleia jubarte no RJ

Nesta semana, pescadores de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, tiveram uma experiência bastante única e chocante envolvendo baleia

Imagens do barco e da baleia - Reprodução/Prefeitura de Arraial do Cabo
Imagens do barco e da baleia - Reprodução/Prefeitura de Arraial do Cabo

Na última segunda-feira, 24, pescadores de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, enfrentaram uma grande surpresa. Isso porque uma baleia jubarte que passava pela área se enroscou no cabo da âncora do barco em que estavam, e "rebocou" a pequena embarcação consigo por um trecho.

Segundo o UOL, o animal passava pela Praia Grande, quando bateu no cabo da âncora do barco em questão, levando-o. No caso, a cauda da baleia ficou enroscada no cabo, que ficou preso por algum, tempo.

Vale mencionar que a área em que o incidente foi registrado é uma zona de pesca de Arraial do Cabo, na qual várias embarcações ficam ancoradas. Além disso, também é rota de migração das baleias jubarte, segundo informado por Maycon Victorino, presidente da Funtec (Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia).

+ Baleia salta em cima de embarcação e causa momentos de tensão

Resgate

Para não serem rebocados por mais tempo, os pescadores a bordo da embarcação cortaram o cabo da âncora, e a baleia foi monitorada pela Funtec com drones para que pudessem soltá-la do cabo. Na ação, embarcações do ICMbio, do laboratório Ecomar da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e outro barco de pesca auxiliaram.

Felizmente, a jubarte não sofreu quaisquer ferimentos após o incidente. Quando mergulhadores começaram a se preparar para entrar na água, para soltar o cabo, ela livrou-se sozinha e retornou logo em seguida ao mar aberto. Além dela, os pescadores também estão bem, e nem eles, nem o barco, sofreram grandes danos.