Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iraque

Base que abriga soldados norte-americanos no Iraque é alvo de ataque com foguete

Desde o início do ano, esse tipo de conflito se intensificou na região

Penélope Coelho Publicado em 21/06/2021, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados norte-americanos retornando para os EUA após missão no Iraque, em 2011 - Getty Images
Soldados norte-americanos retornando para os EUA após missão no Iraque, em 2011 - Getty Images

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas no último domingo, 20, pelo UOL, uma base aérea que abriga soldados dos Estados Unidos no oeste do Iraque foi alvo de ataque com foguete. A informação foi confirmada por uma fonte de segurança da AFP.

Segundo revelado na reportagem, os EUA normalmente atribuem esse tipo de ataque aos aliados do Irã. A fonte informou que "um foguete foi disparado contra a base aérea de Ain al Asad", e que o ataque aconteceu apenas dois dias após a eleição de Ebrahim Raisi, no Irã.

O político é conhecido por sua postura conservadora e desde sua vitória, os grupos pró-iranianos intensificaram a tentativa de expulsão dos mais de 2 mil soldados norte-americanos que ainda atuam na região.

Desde o início do ano, 43 ataques desse tipo — com foguete e bomba — tiveram como alvo interesses dos Estados Unidos. Sabe-se que os conflitos se intensificaram em meados e abril, quando quatro ações de drones com bombas foram lançadas pelos iemenitas pró-Irã contra a Arábia Saudita.