Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Yanomami

Bebê Yanomami de 1 mês de vida é resgatada com malária, pneumonia e gripe

Menina teve de ser levada com uso de soro e oxigênio até Boa Vista

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/01/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Alexa por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Alexa por Pixabay

Uma bebê de apenas um mês de vida teve de ser resgatada da Terra Indígena Yanomami e levada para Boa Vista na tarde da última sexta-feira, 27. A menina, que foi diagnosticada com malária, pneumonia e gripe, precisou ser removida de avião com uso de oxigênio e soro.

Segundo informações do portal de notícias G1, ela foi transportada à capital de Roraima com a mãe, que tem 14 anos. Uma médica do Distrito de Saúde Indígena Yanomami (Dsei-Y) e uma enfermeira acompanharam mãe e filha, que são da comunidade de Palimiú, uma das mais ameaçadas pelo garimpo ilegal.

Bebê chega a hospital

De acordo com a fonte, após viagem de 270 quilômetros, a aeronave pousou no municipio do Cantá, ao lado de Boa Vista. Em seguida, a bebê foi levada para o Hospital da Criança Santo Antônio, o único hospital infantil do estado, em uma caminhonete.

Até a tarde de ontem, 59 indígenas estavam internados no local, sendo que 45 eram crianças Yanomami. As internações se deram por desnutrição grave, diarreia aguda, pneumonia e malária.