Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Bebês guepardos de espécie extinta há 70 anos nascem na Índia; veja vídeo

Quatro bebês guepardos nasceram no país depois da espécie ser declarada como extinta na Índia, em 1952

Redação Publicado em 30/03/2023, às 13h14 - Atualizado em 01/04/2023, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os filhotes de guepardo que nasceram na Índia - Reprodução/Twitter/@byadavbjp
Os filhotes de guepardo que nasceram na Índia - Reprodução/Twitter/@byadavbjp

A Índia havia declarado os guepardos como espécie extinta em 1952. Agora, depois de uma reintrodução dos animais no território indiano, o ministro do Meio Ambiente da Índia, Bhupender Yadav, anunciou nesta quarta-feira, 29, que quatro bebês guepardos nasceram no país, depois de 70 anos da declaração de extinção.

Para reintroduzir a espécie no país, oito guepardos da Namíbia foram levados para a Índia. Um deles deu à luz aos quatro filhotes, e o ministro compartilhou o fato em sua conta do Twitter, onde o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, comentou o acontecimento brevemente, se referindo ao evento como uma "notícia maravilhosa".

Segundo o ECOA UOL, a imprensa local tem reportado que um segundo guepardo proveniente da Namíbia vai dar à luz em breve, ajudando a consolidar a conquista ambiental indiana.

Reintrodução

Além dos oito guepardos iniciais da Namíbia, que foram enviados à Índia em setembro de 2022, outros 12 animais da mesma espécie, provenientes da África do Sul, chegaram ao país no início desse ano para complementar o grupo inicial.

Dias antes do anúncio do nascimento dos quatro filhotes de guepardo, uma notícia mais triste sobre os animais foi publicada: um dos membros do grupo original da Namíbia morreu no Parque Nacional de Kuno, reserva natural localizada a 320 quilômetros ao sul de Nova Délhi, capital da Índia. O guepardo morreu de insuficiência renal.

A extinção do guepardo na Índia é consequência de um misto de perda de habitat e caça excessiva, já que a pele do animal era muito cobiçada. Supostamente, quem matou os últimos três espécimes de guepardos em território indiano foi o marajá Ramanuj Pratap Singh Deo, durante o fim da década de 1940.

Confira o vídeo dos filhotes de guepardo nascidos na Índia abaixo: