Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

'Bola de pelo' congelada de 30 mil anos era, no passado, um esquilo

Descoberto da região do Yukon, no Canadá, antigo esquilo foi preservado graças ao frio do local

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 03/04/2023, às 08h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do antigo esquilo como quando foi descoberto - Reprodução/Facebook/Yukon Beringia Interpretive Centre
Fotografia do antigo esquilo como quando foi descoberto - Reprodução/Facebook/Yukon Beringia Interpretive Centre

Na última semana, pesquisadores do Yukon Beringia Interpretive Centre, do Canadá, compartilharam em sua página do Facebook não só um achado paleontológico, como também uma descoberta relacionada a este: uma antiga 'bola de pelo' de 30 mil anos que fora encontrada congelada na região do Yukon foi apontada, recentemente, como se tratando na verdade de um antigo esquilo.

Conforme repercutido pela Revista Galileu, a referida descoberta foi feita em Hester Creek, nos Campos de Ouro de Klondike, localizados dentro do Território Tradicional de Tr'ondëk Hwëch'in, na região do Yukon. Conforme o que foi informado pelos especialistas sobre os estudos, os restos mortais daquele espécime teriam sido preservados devido ao frio da região, ficando soterrado sob o permafrost.

Pesquisador carregando antigo esquilo congelado
Pesquisador carregando antigo esquilo congelado / Crédito: Reprodução/Facebook/Yukon Beringia Interpretive Centre

No Facebook, o Centro Interpretativo escreveu em publicação: "É incrível pensar que esse carinha estava correndo pelo Yukon há vários milhares de anos". Além disso, em entrevista à rede pública de TV canadense CBC, o paleontólogo Grant Zazula, envolvido nos estudos, explicou como se deu a identificação do bicho:

Eu estudo ossos o tempo todo e eles são emocionantes, são realmente legais. Mas quando você vê um animal perfeitamente preservado, com 30 mil anos de idade, e você pode ver seu rosto, sua pele, seu cabelo e tudo mais, é tão visceral", disse o pesquisador.

Preservado no frio

A partir de análises comportamentais e dados obtida após observação dos restos mortais do esquilo, vale mencionar que os pesquisadores ainda indicaram que o mamífero supostamente morreu enquanto dormia, afirmação esta feita devido a posição enrolada em que foi encontrado, tendo ficado preservado no permafrost, no solo Ártico congelado e capaz de preservar fósseis.

Tomografia do esquilo em formato de 'bola'
Tomografia do esquilo em formato de 'bola', descoberto na região do Yukon, no Canadá / Crédito: Reprodução/Facebook/Yukon Beringia Interpretive Centre

Vale mencionar, por fim, outras importantes descobertas feitas na mesma região, todas relacionadas com o fato de o solo do local servir como uma espécie de berço para fósseis, deixando tudo sempre quente. Por exemplo, em 2020 foi encontrado preservado em boas condições um lobo de 57 mil anos; além dele, em 2022 também foi descoberto um filhote de mamute mumificado pelo frio em Yukon, no Canadá.