Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oscar

Brendan Fraser é indicado ao Oscar por interpretar homem com obesidade mórbida

Concorrendo pelo filme “A baleia”, essa é a primeira indicação do ator ao prêmio

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/01/2023, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser no filme "A baleia" - Divulgação / California Filmes
Brendan Fraser no filme "A baleia" - Divulgação / California Filmes

Brendan Fraser, conhecido por “A Múmia” e “George, O Rei da Floresta”, foi indicado ao seu primeiro Oscar de Melhor Ator pelo seu papel no filme “A baleia”. Dirigido pelo controverso Darren Aronofsky, o filme conta a história de um homem com obesidade mórbida que tenta se reconectar com a filha de 17 anos, interpretada pela atriz Sadie Sink, de “Stranger Things”.

De acordo com o G1, o ator precisou ganhar peso e usar próteses que o faziam parecer ter 130 quilos a mais. O filme também foi indicado a um Oscar de Maquiagem e Penteado, especialmente pelo trabalho com as próteses, e ao prêmio de melhor atriz coadjuvante para Hong Chau.

O retrato que o filme faz da obesidade mórbida tem sido objeto de polêmica nos últimos meses, desde que estreou no Festival Internacional de Veneza de 2022. O filme tem conquistado parte dos críticos e audiências, especialmente por conta da performance de Fraser.

Difícil trajetória em Hollywood

Em entrevista à revista GQ em 2018, Fraser contou que, em 2003, foi vítima de assédio sexual pelo então presidente da Associação de Imprensa Estrangeira, o jornalista Philip Berk. A organização da qual Berk era encarregado promove o Globo de Ouro, prêmio que também está envolvido em muitas acusações de racismo.

Fraser afirma que foi “apalpado”, e o jornalista nega. O ator explica que ele decidiu não denunciar o acontecimento na época porque Berk era uma figura importante em Hollywood, e conta que o incidente o deixou deprimido.

Além de Fraser, os indicados para o Oscar de Melhor Ator deste ano incluem Austin Butler("Elvis", disponível na HBO Max), Bill Nighy ("Living", sem previsão de lançamento no Brasil), Colin Farrell ("Os Banshees de Inisherin", 2 de fevereiro nos cinemas) e Paul Mescal ("Aftersun", disponível na MUBI).

Confira o trailer de "A baleia", com lançamento previsto para o dia 23 de fevereiro nos cinemas brasileiros: