Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Busto de 2 mil anos confiscado na fronteira da Suíça é devolvido à Líbia

O artefato histórico foi encontrado pelas autoridades suíças em um armazém da fiscalização aduaneira após sua importação ilegal

Ingredi Brunato Publicado em 06/12/2023, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do busto devolvido - Divulgação/ Escritório Federal de Assuntos Culturais da Suíça
Fotografia do busto devolvido - Divulgação/ Escritório Federal de Assuntos Culturais da Suíça

Um valioso busto de mármore de 2 mil anos — que remonta, portanto, à Pré-História —, foi recentemente devolvido pelo governo da Suíça à embaixada da Líbia. A escultura, vale apontar, foi fabricada na nação africana. 

[A relíquia] provavelmente originou-se do sítio arqueológico da antiga cidade de Cirene, localizada na região da Cirenaica, na atual Líbia", apontou o Escritório Federal de Assuntos Culturais da Suíça em um comunicado ao público. 

Com 19 centímetros de altura e representando uma cabeça feminina, a obra de arte foi confiscada pelo governo suíço após ser encontrada em 2013 no interior de um armazém para mercadorias internacionais situado em Genebra. 

Conservação do patrimônio 

Conforme repercutiu o portal Star, tanto a Suíça quanto a Líbia fazem parte de um acordo firmado pela UNESCO em 1970 com o intuito de impedir a comercialização clandestina de bens culturais. 

A devolução do busto, portanto, mostra a colaboração do governo suíço com este importante tratado internacional, que busca conservar o patrimônio histórico de diferentes países. Aqueles localizados na África, em particular, tiveram seus artefatos saqueados por nações mais ricas com frequência durante o período colonial, por exemplo.