Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Busto de Nelson Rodrigues é furtado de túmulo do escritor no RJ

Renomado escritor e jornalista brasileiro, Nelson Rodrigues faleceu em 1980, no Rio de Janeiro; agora, seu túmulo sofreu grande perda

Redação Publicado em 22/01/2024, às 11h05 - Atualizado em 23/01/2024, às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Busto roubado de Nelson Rodrigues e fotografia do escritor - Reprodução/X/@flaviofachel / Domínio Público via Wikimedia Commons
Busto roubado de Nelson Rodrigues e fotografia do escritor - Reprodução/X/@flaviofachel / Domínio Público via Wikimedia Commons

No último final de semana, o cemitério São João Batista, localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, sofreu com uma perda extremamente valiosa culturalmente. Isso porque um busto de bronze do renomado escritor e jornalista brasileiro Nelson Rodrigues foi furtado de seu túmulo entre a última sexta-feira, 19, e sábado, 20.

Segundo José Marconi, um dos fundadores do SOS Patrimônio, grupo que realizou a denúncia do furto, o acontecimento é lamentável: "Tem uma perda histórica, cultural e artística. A cidade fica mais pobre em relação à história e cultura."

Conforme descrito pelo g1, o busto de Nelson Rodrigues foi feito em bronze, e representava não só o escritor, como também uma máquina de escrever em sua frente. O peso total da peça é estimado em cerca de 45kg.

Por fim, a Polícia Militar alegou que não ocorreu nenhum acionamento para o crime, mas que o policiamento da área do cemitério foi reforçado. Vale mencionar que o local já foi furtado anteriormente: em novembro, uma estátua de bronze de 1,60 do mausoléu do escritor e médico Cláudio de Souza, que fica na alameda principal do cemitério, também foi furtada.

Nelson Falcão Rodrigues, mais conhecido somente por Nelson Rodrigues, foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro, sendo inclusive considerado o dramaturgo mais influente do Brasil. Ele nasceu no dia 23 de agosto de 1912 em Recife, Pernambuco.

+ Memórias de Nelson Rodrigues sobre a Gripe Espanhola mostram que nada mudou: 'O velório seria um luxo insuportável'

Ele se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança, onde viveu toda a sua vida, marcando a história cultural brasileira com suas peças, crônicas e críticas esportivas — ele era um grande amante do futebol e, principalmente, do Fluminense. Ele faleceu no em 21 de dezembro de 1980, após passar por complicações cardíacas e respiratórias.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!