Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cabana do período Neolítico é descoberta em sítio arqueológico na Espanha

Escavações no sítio arqueológico de La Draga revelaram restos de construções de madeira e ferramentas de 7,3 mil anos

Redação Publicado em 18/10/2023, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos de antiga cabana neolítica encontrada na Espanha - Divulgação/Prefeitura de Banyoles
Restos de antiga cabana neolítica encontrada na Espanha - Divulgação/Prefeitura de Banyoles

Escavações realizadas em setembro no sítio arqueológico de La Draga, datado do período Neolítico e localizado nos arredores do lago de Banyoles, na Espanha, revelaram restos de uma antiga cabana de madeira que, apesar de seus 7,3 mil anos de existência, ainda estava em um bom estado de preservação. Com os achados recentes, novos dados podem ser acrescentados aos estudos das comunidades que viveram na região no passado.

Segundo a Revista Galileu, o sítio de La Draga se encontra no município de Banyoles, na região da Catalunha, sendo o único de toda a Península Ibéricaque épróximo a um lago de origem pré-histórica. Ao longo de seus 12 mil metros quadrados, foram encontradas tábuas de madeira de mais de 3 metros, e algumas ferramentas do mesmo material com fibras vegetais.

+ Espanha: Sapatos de cerca de 6.000 anos são descobertos em caverna

A pesquisa teve maior foco em explorar a zona setentrional do sítio arqueológico, onde eram notadas as melhores condições de preservação de matéria orgânica, além de a área com mais evidências arquitetônicas de cabanas de madeira.

Além disso, ela foi feita em colaboração entre a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC-IMF), o Museu de Arqueologia da Catalunha (MAC) e o Centro de Arqueologia Subaquática da Catalunha (CASC), com participação de alguns membros da Unidade de Arqueobotânica do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES-CERCA).

O processo de escavação deve nos permitir fazer interpretações muito precisas sobre a forma dessas cabanas, as técnicas e a época de sua construção, bem como sua relação com áreas escavadas em campanhas anteriores", afirmam os diretores da escavação, Toni Palomo, Raquel Piqué e Xavier Terradas, em nota.
Algumas ferramentas escavadas em sítio arqueológico na Espanha
Algumas ferramentas escavadas em sítio arqueológico na Espanha / Crédito: Divulgação/Prefeitura de Banyoles

Outras descobertas

Em meio às pesquisas, os especialistas envolvidos também desenvolveram atividades de prospecção arqueológica e paleoecológica na área da costa oeste do lago Banyoles nas quais, por meio de sondagens, buscavam obter dados sedimentológicos. Com eles, poderiam reconstruir a dinâmica ambiental do local na época do Holoceno, e a presença de outras ocupações pré-históricas poderia ser confirmada ou não.

Além disso, pesquisas subaquáticas permitem a documentação de grandes áreas com sedimentos turfosos com matéria orgânica preservada. Análises desses locais permitem uma maior compreensão da dinâmica do assentamento e até mesmo do passado do lago.