Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Caixa Preta da Terra

Caixa Preta da Terra: Monólito será construído para relatar fim da humanidade

Construção de aço, que terá 10 metros de comprimento, armazenará dados que fornecerão um "relato imparcial dos eventos" que causaram nosso fim

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 01/04/2024, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de como seria a Caixa Preta da Terra - Earth Black Box
Representação de como seria a Caixa Preta da Terra - Earth Black Box

Com eventos climáticos cada vez mais catastróficos e a degradação do planeta indo para um caminho sem volta, como saberíamos como foi o nosso fim? E é justamente para relatar um possível término da humanidade que cientistas australianos construirão a Caixa Preta da Terra.

O monólito de aço, que terá 10 metros de comprimento, armazenará dados de nosso planeta em discos rígidos que documentarão as constantes mudanças climáticas e fornecerão um "relato imparcial dos eventos" que causaram nosso fim. 

+ Morador de Utah declara ter retirado monólito misterioso de deserto

Segundo o Daily Mail, caso um apocalipse climático aconteça, a Caixa Preta da Terra fornecerá um documento detalhando como a humanidade não conseguiu evitar o desastre. Representações artísticas do objeto sugerem que terá uma aura semelhante ao monólito do filme de ficção científica de Stanley Kubrick, '2001: Uma Odisseia no Espaço'

O projeto

A construção da Caixa Preta da Terra está sendo liderada pela empresa de marketing australiana Clemenger BBDO em colaboração com a Universidade da Tasmânia — que pretende iniciar e terminar a construção do monólito ainda em 2024. 

O ambicioso projeto não é novidade, tendo sido anunciado pela primeira vez em dezembro de 2021, mas sua construção, que seria iniciada no ano seguinte, foi adiada. 

A localização exata da Caixa Preta da Terra não foi especificada, mas sabe-se que ela ficará a quatro horas de distância da cidade de Hobart, em algum lugar próximo à costa oeste da Tasmânia. 

Apesar do nome, sua cor não será preta, mas sim por sua semelhança ao objeto homônimo usado em aviões, que registra o desempenho e as condições de voo de uma aeronave — se tornando essencial para entender situações que causam acidentes aéreos. 

Na parte de cima da caixa será instalado painéis solares, que fornecerão energia a ela enquanto o sol brilha. A energia ainda será responsável por alimentar o download de dados científicos, como níveis e temperatura dos mares, taxas de carbono da atmosfera e a extinção de espécies. Além disso, o disco rígido também guardará material relacionado com as alterações climáticas da internet, como manchetes de jornais e publicações nas redes sociais.  

O site do projeto aponta que o objetivo da Caixa Preta da Terra "é fornecer um relato imparcial dos eventos que levaram ao desaparecimento do planeta, responsabilizar as gerações futuras e inspirar ações urgentes".  

A grande questão sobre o monólito é: será que algum dia, em caso de apocalipse climático catastrófico, algum ser humano ainda estaria vivo para acessar suas informações? Ou será que caso a Terra seja visitada por vidas de outros planetas, eles conseguirão acessar os dados? 

Segundo seus desenvolvedores disseram à ABC, em 2021, qualquer pessoa que a encontre terá a "capacidade de compreender e interpretar o simbolismo básico". A Caixa Preta da Terra deverá ter capacidade suficiente para armazenar dados para os próximos 30 a 50 anos — considerado um período chave para a nossa tentativa de conter as alterações climáticas.